Ocorreu um erro

Fechar

Esqueci a senha

Insira o CNPJ ou o Email

Fechar

Projeto alimentação saudável: como promover na sua empresa?

Além de prevenir muitas doenças crônicas (como diabetes, obesidade, hipertensão e problemas cardiovasculares), uma alimentação saudável é necessária para combater a desnutrição, que é a falta de nutrientes essenciais do organismo.

Dentro do mundo corporativo, essa situação não é diferente: é um direito dos colaboradores ter acesso a uma boa alimentação. Da mesma forma, é dever da empresa – e dos gestores de RH – contribuírem para facilitar esse acesso.

Uma equipe bem alimentada é naturalmente mais feliz. Isso assegura também mais foco, performance e energia, impactando positivamente os resultados da companhia. Uma vez que todos beneficiarão a longo prazo, é importante que as empresas apoiem esta abordagem.

Caso você esteja se perguntando como um gestor pode promover uma alimentação saudável dentro da organização, este artigo vai solucionar suas dúvidas.

  • Que problemas uma alimentação ruim pode causar?;
  • Os benefícios de uma alimentação saudável no local de trabalho;
  • Projeto alimentação saudável: como promover na empresa?

 

Que problemas uma alimentação ruim pode causar?

Os efeitos de padrões alimentares pouco saudáveis são um tema de discussão crescente no Brasil e em outros lugares. Pesquisadores e médicos acreditam que a dieta tem um papel crítico tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças.

Além disso, estudos mostram estatísticas preocupantes sobre a ligação entre uma dieta inadequada e a mortalidade. A desnutrição, a anemia e até mesmo o aparecimento de doenças crônicas são apenas alguns dos distúrbios clínicos complexos que podem resultar da omissão de refeições que incluem frutas, grãos e vegetais.

O aumento da obesidade também está ligado à má alimentação, e a obesidade traz riscos adicionais à saúde, como problemas cardiovasculares. As empresas são espaços ideais para o desenvolvimento de uma boa rotina alimentar, principalmente quando levamos em conta que entre as causas dos maus hábitos alimentares está a falta de tempo ou de horários adequados para comer fora de casa.

 

Os benefícios de uma alimentação saudável no local de trabalho

Uma dieta saudável consiste em uma variedade de alimentos orgânicos ricos em vitaminas e outros componentes vitais.

Além de reduzir o risco de doenças, incluindo doenças profissionais, a alimentação saudável no local de trabalho apresenta diversas outras vantagens. Melhora a atitude e o nível de energia do trabalhador, seu o humor, autoestima, facilita a concentração e reduz os níveis de estresse.

Ao promover uma alimentação saudável no local de trabalho, os gestores inspiram suas equipes a modificar os seus próprios hábitos alimentares, o que reduz o descontentamento no trabalho. A relação entre a empresa e os seus colaboradores melhora quando estes se sentem bem consigo próprios e percebem que a empresa os valoriza.

 

Projeto alimentação saudável: como promover na empresa?

Incentive uma dieta saudável dentro de sua organização. É preciso buscar promover uma alimentação saudável entre os membros da sua equipe, quer eles jantem no restaurante do escritório, tragam comida de casa ou comam em outro lugar. Formas de estabelecer e cultivar este tipo de rotina são:

 

Aumentar o conhecimento sobre melhores escolhas de estilo de vida

O primeiro passo para adotar hábitos saudáveis é a conscientização, por isso é importante explicar à sua equipe as vantagens de uma alimentação balanceada. Para isso, utilize canais de comunicação interna como e-mail, cartazes e canais de mensagem com conselhos dietéticos e sugestões para uma alimentação melhor. Outra forma dinâmica de promover o bem-estar é a organização de workshops e criação de programas de incentivo.

 

Ofereça opções saudáveis de almoço na sua empresa

Caso sua empresa possua o próprio refeitório no qual uma equipe prepara as refeições, promova um trabalho com nutricionistas para desenvolver um cardápio balanceado e de qualidade, com opções atraentes e saudáveis. Comunique a todos o motivo das mudanças.

Se a empresa não tiver essa infraestrutura, é importante oferecer benefícios corporativos, como o Vale-Refeição e o Vale-Alimentação. Este tipo de auxílio contribui para que os colaboradores tenham acesso a uma dieta rica e variada. Este tipo de ação é tão valorizada que se torna um fator relevante para a atração e retenção de talentos.

 

Estabeleça objetivos para promover mudanças

O incentivo ao time também pode ser alcançado através da promoção de metas mensais de desafios, sugerindo modificações na dieta ou uma ingestão diária mínima de alimentos saudáveis, avaliando e recompensando regularmente este progresso.

Mais do que nunca, o sentimento de valorização e motivação dos colaboradores depende de diversos fatores – e não apenas a remuneração. Uma boa cultura corporativa, benefícios, perspectiva de crescimento e bem-estar são elementos fundamentais para manter sua equipe sempre satisfeita.

Além de ser uma questão de dignidade, oferecer recursos e ferramentas para que os colaboradores cultivem uma boa alimentação melhora a performance e o clima organizacional. Depois de tantas vantagens, podemos afirmar que é dever do time de RH planejar (e pôr em prática) essa iniciativa.

 

Gostou do texto? Veja mais em nosso blog e acompanhe nossas redes sociais.

Fontes: 

https://nucleohealthcare.com.br/2017/05/03/como-incentivar-a-alimentacao-saudavel-nas-empresas/

 

FAÇA UMA COTAÇÃO

FAÇA UMA COTAÇÃO