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Para contribuir com a sociedade como um todo, bem como para obter maior visibilidade, as empresas podem realizar diversas ações de responsabilidade social.

Estas ações se tornam cada vez mais necessárias pois estão diretamente relacionadas à imagem da empresa e como ela quer ser notada pelo público, investidores e colaboradores.

Ao começar um negócio, os empreendedores devem, obviamente, investir na parte financeira e na lucratividade, mas um negócio com uma mentalidade unicamente voltada à lucratividade não está de fato exercendo seu papel colaborativo com o meio em que vive. Por isso, é preciso investir em ações voltadas à sociedade e ao meio ambiente, e deixa isto claro para o público.

Isso contribui para que o público se identifique com a empresa, que obterá visibilidade positiva, além de estar, de fato, cumprindo seu compromisso social.

Responsabilidade social: uma tendência essencial

Este é um termo que se tornou popular de alguns anos para cá, mas não é algo novo. O público, os investidores e possíveis candidatos às vagas buscam observar como cada empresa se porta em relação a este tema.

Este é um assunto importante e que pode ajudar as empresas a obterem visibilidade positiva, uma vez que seus esforços são reconhecidos publicamente.

A responsabilidade social gira em torno de ações voluntárias que podem ser realizadas por empresas com a finalidade de beneficiar seu público interno ou externo, a sociedade no geral e, claro, o meio ambiente.

Primeiramente, deve ser feita uma pesquisa interna para verificar quais ações sociais a empresa tem feito e repensar como o seu comportamento tem impactado na vida de outras pessoas, micro e macroeconomicamente.

E, é preciso avaliar se as ações voluntárias estão de fato beneficiando a população e o meio ambiente, pois além de ser um compromisso, estas ações podem fazer com que o seu negócio se destaque entre os concorrentes da mesma área.

Por que as empresas devem investir em responsabilidade social?

Ser socialmente responsável é um compromisso cada vez mais necessário e, há mais de 20 anos a responsabilidade social tem sido pautada no mundo corporativo.

Mostrar e provar ao público que a sua empresa tem feito investimentos voltados à sociedade e ao meio ambiente cria um vínculo de fidelidade entre as pessoas.

É importante ressaltar também que o ‘público’ nem sempre são os clientes, mas sim outras empresas que futuramente podem firmar parcerias, investidores que podem se identificar com o propósito da corporação, e possíveis futuros candidatos que buscam uma organização moderna e com ideais sociais que correspondam aos seus.

Todas as atividades voluntárias pensadas pela empresa serão investimentos internos, na busca de contribuir com o meio em que está inserida, e consequentemente, obter maior atenção do público e da mídia para o seu negócio.

Ou seja, o retorno obtido pela empresa será ótimo e muito positivo!

Para que isso ocorra, é preciso estar a par dos pilares do ESG — Environmental (Ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (Governança, G) — que englobam as práticas do mundo corporativo diretamente ligados a questões ambientais, sociais e governança.

Isso quer dizer que além das práticas que beneficiam a sociedade e o meio ambiente, a responsabilidade corporativa está ligada à forma que lida com suas equipes, ou seja, a governança corporativa.

Conhecer e definir as qualidades e pontos a serem melhorados em sua equipe, desenvolver e capacitar colaboradores, cuidar da cultura organizacional e promover um ambiente de trabalho saudável e ético são algumas das práticas de governança corporativa que podem impulsionar o negócio.

Ações responsáveis que podem ser executadas

Com tudo isso em mente, é preciso colocar a mão na massa e executar ações responsáveis socialmente.

As empresas podem tomar medidas voluntárias em relação a seus produtos e serviços que visem impactar positivamente o meio ambiente, contribuindo assim para que o consumo ou a adesão seja ainda maior.

Planejamento é a palavra-chave no que envolve a responsabilidade social, pois contribui para que a empresa tome atitudes em prol de condutas que podem ser realizadas direta ou indiretamente, a curto, médio e/ou longo prazo.

Colaborar com o meio ambiente vai desde incentivar a reciclagem e o consumo de produtos biodegradáveis e ecológicos até realizar projetos verdes, como instalações ecologicamente corretas, projetos de plantio de árvores e workshops voltados ao tema.

Já em relação à sociedade, é possível contribuir com a comunidade através de parcerias com ONGs, doações em prol de causas humanitárias ou projetos voltados à inclusão e diversidade social.

E, quando falamos em responsabilidade corporativa, ou seja, ações responsáveis voltadas para o público interno, as empresas podem tomar medidas que beneficiem seus colaboradores, como desenvolvimento e capacitação de equipes, oferecer planos de sucessão, oferecer benefícios corporativos e promover um ambiente de trabalho seguro e saudável, tanto fisicamente quanto mentalmente.

Neste contexto, o RH da empresa deve fazer um mapeamento de talentos e verificar quais qualificações os profissionais já possuem ou precisam melhorar, e assim, promover capacitações dentro do trabalho.

Esse momento promove inclusive uma interação entre colaboradores, o que fortalece a cultural organizacional.

As empresas também podem criar um ambiente em que o time receba e forneça feedbacks de acordo com o aprendizado obtido e o trabalho realizado.

Por fim, responsabilidade social se tornou um tópico muito presente no cotidiano do mundo corporativo. E, para além da visibilidade positiva que estas ações podem trazer para a empresa, é preciso que as corporações estejam dispostas e engajadas, investindo em ações cada vez mais eficazes em cada um dos pilares sociais.

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