Roteirização de Vale-Transporte: o que é e quais as vantagens?
Roteirização de Vale-Transporte: o que é e quais as vantagens?
O Vale-Transporte é um direito do cidadão que trabalha com carteira assinada. Por isso, cabe às empresas fornecerem este benefício da forma mais justa possível – para ambas as partes. Como existem diversas regras envolvendo a entrega do VT, algumas empresas podem fornecer mais, ou então menos, do que o necessário para o deslocamento do colaborador.
Esta situação pode causar prejuízos – tanto para a empresa quanto para a equipe. Cada colaborador segue uma rota diferente para se deslocar até o local de trabalho e a falta de uma definição destas rotas faz com que estes colaboradores optem por caminhos menos viáveis. Muitas vezes, há percursos mais vantajosos que são desconhecidos.
É aí que entra a roteirização de vale transporte: processo em que uma empresa especializada é responsável por planejar a rota ideal para seus colaboradores. Ou seja, ela deve criar o caminho que proporcione o melhor custo-benefício para todos. Mas, afinal: quais são as vantagens da utilização deste método? Confira neste artigo!
- O que é a Roteirização de Vale-Transporte e como ela funciona?;
- Roteirizar o Vale-Transporte é permitido por lei?;
- Vantagens da Roteirização de Vale-Transporte.
O que é a Roteirização de Vale-Transporte e como ela funciona?
Como o nome indica, é o processo de roteirizar e planejar cuidadosamente os trajetos que um colaborador faz para chegar ao local de trabalho.
É viável identificar rotas que preservem a eficiência e, ao mesmo tempo, reduzam os custos comerciais, levando em consideração diversas opções de transporte público, regulamentações tarifárias, transferências e integrações. Para isso, é preciso empregar um sistema que inclua todos esses materiais junto com itinerários e mapas para conseguir isso.
Desta forma, será feita uma varredura que encontre todas as formas possíveis de passar do ponto A ao ponto B utilizando esses dados e critérios pré-estabelecidos. Isto indica quais opções são mais pertinentes.
É viável fazer ajustes em caso de mudança de endereço e simular rotas antes do fechamento. Isso é possível utilizando um sistema de roteirização eficaz, facilitando o planejamento estratégico e simplificando os procedimentos internos do departamento de pessoal.
Roteirizar o Vale-Transporte é permitido por lei?
A concessão do VT como benefício ao trabalhador CLT está explicitamente prevista na legislação brasileira. Além disso, a legislação especifica que o valor não está relacionado ao salário. Como resultado, o que ele recebe para transporte é isento de impostos. Custos destinados à mobilidade maiores que 6% devem ser arcados pela empresa, e não podem ser descontados da remuneração do colaborador.
Sendo assim, não há lei específica que recrimine ou proíba a roteirização. Sua implementação, inclusive, é benéfica para empresas e para sua equipe: evita desperdício ou custos elevados ao descobrir o melhor caminho para o time de maneira individualizada.
Vantagens da Roteirização de Vale-Transporte
Economia para a empresa
Muitas vezes, quando não contam com o serviço de roteirização, as empresas acabam cedendo valores que não condizem com o que deveria ser gasto – seja para mais ou para menos.
Isso porque, ao não saber qual é a rota mais adequada para cada colaborador, o setor responsável acaba oferecendo um valor padrão, sem pensar em fatores individuais. Dessa forma, podem acabar prejudicando o faturamento da empresa.
A roteirização evita que isso aconteça, encontrando o caminho ideal para sua equipe: mais seguro, mais barato e mais rápido. Com isso, é possível não só economizar os custos com VT, como também garantir que o benefício seja cedido de forma justa.
Economia para o colaborador
Assim como a empresa pode ser prejudicada pela falta de roteirização de vale transporte, o mesmo pode acontecer com os colaboradores. Afinal, se o valor for menor que o necessário, o colaborador precisará completar a quantia. Essa situação pode – e deve – ser evitada.
Pesquisando a fundo o melhor trajeto possível, o setor de RH pode estabelecer o valor ideal, que contemple todos os transportes necessários e possíveis integrações.
Menos atrasos
Esta solução não consiste apenas na busca pelo melhor custo, mas sim pelo trajeto mais vantajoso. Isso significa que o tempo gasto pelos colaboradores também é levado em conta.
Dessa forma, é possível garantir que os um trajeto para o trabalho da forma mais eficiente possível, economizando tempo. A situação é favorável tanto para a empresa, que não sofre com atrasos, quanto para o colaborador, que garante mais pontualidade e produtividade.
Colaboradores dispostos e descansados
Além da rapidez do trajeto, também é avaliada a praticidade com que ele é feito. Assim, é possível reduzir ao máximo o estresse diário das pessoas que precisam se deslocar de casa para o trabalho.
Com isso, mais uma vez, todos ganham: a empresa, pois pode contar com a produtividade de uma equipe disposta e descansada; e os colaboradores, que podem manter um desempenho profissional eficiente, sem perder a qualidade de vida.
Padronização nos trajetos
Na ausência de um sistema de itinerário funcional, os trabalhadores decidem, em última análise, como irão de casa para o trabalho.
Nos casos que envolvem recém-chegados, esta questão torna-se muito mais pertinente. Por não estarem familiarizados com a área, os novos contratados muitas vezes não sabem a melhor forma de se locomover. Portanto, o departamento de RH poderá oferecer a solução durante o onboarding, pois já a terá em mãos e não precisará questionar sobre isso.
Estímulo de um ambiente de trabalho positivo e harmonioso
Construir um clima organizacional agradável, ou garantir que as equipes se comportem de maneira que promova a produtividade e o desenvolvimento profissional, é outra responsabilidade da área de gestão de pessoas. Isto não só exige uma distribuição de benefícios bem organizada, mas também exige uma forte comunicação interna.
A equipe deve confiar em seus gestores para obter altos níveis de eficácia e satisfação. Ao empregar o roteamento, você pode facilitar a adoção de rotas mais vantajosas e tornar transparentes todos os fatores utilizados para determinar o valor.
Um dos componentes mais cruciais de um ambiente de trabalho saudável é o desenvolvimento de relações positivas entre o time e os gestores, o que é facilitado por este tipo de comportamento. Assim, a roteirização não só possibilita a redução de custos, mas também aumenta a produtividade, o que beneficia ainda mais o negócio.
Implante a roteirização de vale transporte em sua empresa
Ao longo deste conteúdo, percebemos como a roteirização pode trazer vantagens para sua empresa. Isso porque, além de aumentar a produtividade e reduzir custos, te ajuda a criar uma relação mais sólida com seus colaboradores.
Por isso, que tal aderir a este sistema e levar todos esses benefícios para o seu negócio? Entre em contato com a RB e saiba como podemos ajudar!