Performance no RH: potencialize resultados com ferramentas de Analytics
A performance em RH sempre foi pauta recorrente entre as lideranças de uma organização. Mais do que qualquer departamento, o RH é uma área estratégica para a empresa e falhas de entregas de resultados devem ser evitadas ao máximo, afinal, qualquer mudança, erro ou alteração em processos internos reflete nas equipes e nos profissionais individualmente.
E sabemos o quanto o RH é fundamental hoje para qualquer empresa, independentemente do tamanho ou setor. Afinal, ela é responsável, por exemplo, pela atração e retenção de talentos. Um RH eficiente e com bom desempenho é capaz de atrair talentos qualificados para a empresa e retê-los a longo prazo.
Isso envolve a criação de uma marca empregadora forte, desenvolvimento de estratégias de recrutamento eficazes, seleção criteriosa de candidatos e implementação de programas de retenção de funcionários, como desenvolvimento de carreira, programas de reconhecimento e benefícios competitivos. Ter uma equipe talentosa e comprometida é fundamental para o sucesso de qualquer organização.
Já deu para entender que RH é conversa séria e, para entregar tantos resultados com qualidade e alta performance, a tecnologia precisa ser a sua principal aliada. Hoje, muitos especialistas no setor e líderes têm usado de ferramentas construídas especialmente para esse departamento para poder alcançar e superar as expectativas dos seus diretores, se mantendo no mercado de forma acirrada.
Sendo assim, vamos entender mais como performance e tecnologia são ótimos pares para o RH.
- Como as ferramentas de analytics podem ajudar a performance no RH;
- People analytics: importância da análise de dados para a gestão de pessoas;
- Como ferramentas de analytics melhoram a performance do RH e dos colaboradores;
Como as ferramentas de analytics podem ajudar a performance no RH
As ferramentas de analytics, que nada mais são do que ferramentas desenvolvidas para análise de dados, podem ser uma contribuição valiosa para o setor de Recursos Humanos da sua organização, ajudando a melhorar sua performance de várias maneiras.
Uma das principais vantagens dessas ferramentas é a capacidade de embasar a tomada de decisões do RH em dados concretos, em vez de intuição ou suposições. Ao analisar dados relacionados à rotatividade de funcionários, absenteísmo, engajamento dos colaboradores e desempenho, o RH pode identificar padrões e tendências, o que permite tomar medidas para reverter cenários ou implementar políticas mais adequadas com o objetivo de melhorar a retenção de talentos e o desempenho geral da equipe.
Além disso, tais recursos podem fornecer insights essenciais sobre o perfil e o comportamento dos funcionários, permitindo ao RH entender melhor suas necessidades e preferências. Com base nesses insights, o RH pode personalizar políticas, programas e benefícios para atender às demandas específicas dos funcionários, promovendo um ambiente de trabalho mais motivador e engajador.
Esta tecnologia também pode ajudar o departamento de Recursos Humanos a medir a eficácia de suas iniciativas e programas, permitindo o acompanhamento de indicadores de desempenho e a avaliação do impacto das ações implementadas. Isso possibilita o ajuste de estratégias e a melhoria contínua das práticas de RH, com base em evidências concretas.
People analytics: importância da análise de dados para a performance no RH e gestão de pessoas
O people analytics, que é a tecnologia conhecida como análise de dados aplicada à gestão de pessoas, tem se tornado cada vez mais uma forma de análises quantitativas para entender, prever e otimizar o comportamento e o desempenho dos funcionários em uma organização com informações inteligentes. Por meio do uso de técnicas avançadas de análise de dados, como mineração de informações, análise preditiva e modelagem estatística, as empresas podem obter insights importantes sobre seus funcionários e tomar decisões estratégicas embasadas em evidências.
O people analytics tem sido fundamental para a gestão de pessoas nas seguintes vertentes:
Tomada de decisões
O uso de dados na gestão de pessoas permite que os líderes tomem decisões mais informadas e objetivas. Em vez de dependerem apenas de intuição ou experiência pessoal, eles podem utilizar dados para identificar tendências, padrões e correlações em relação ao comportamento dos funcionários, permitindo uma tomada de decisão mais precisa e fundamentada.
Otimização do desempenho dos funcionários
Por meio da análise de dados, as empresas podem identificar os principais impulsionadores do desempenho dos funcionários. Isso inclui identificar quais competências e habilidades são mais relevantes para o sucesso em determinados cargos, identificar lacunas de habilidades e desenvolver programas de treinamento específicos, e identificar padrões de comportamento de alto desempenho para replicá-los em toda a organização.
Identificação de tendências e padrões de comportamento
Isso ajudará a identificar tendências e padrões de comportamento dos funcionários, permitindo uma compreensão mais profunda do que está acontecendo na organização. Por exemplo, pode contribuir na identificação de tendências de engajamento dos funcionários ao longo do tempo, encontrar os principais fatores que influenciam a rotatividade, ou perceber padrões de liderança e feedback que impactam o desempenho dos funcionários.
Gestão do talento e retenção de funcionários
Com o uso de dados, as empresas podem identificar os talentos mais valiosos em suas organizações e desenvolver estratégias eficazes de retenção. A análise de dados pode ajudar a identificar os colaboradores com alto potencial, identificar oportunidades de desenvolvimento de carreira, e identificar fatores de risco para a rotatividade, permitindo a adoção de medidas preventivas.
Promoção da diversidade e inclusão
A análise de dados poderá contribuir com as empresas na medição e monitoramento da diversidade e inclusão em sua força de trabalho. Isso inclui a identificação de disparidades salariais entre gêneros, etnias ou outras características demográficas, além da identificação de padrões de recrutamento e promoção que possam estar perpetuando a falta de diversidade, e o acompanhamento de indicadores de inclusão, como a participação em programas de desenvolvimento e treinamento.
Como ferramentas de analytics melhoram a performance no RH e dos colaboradores
Definitivamente as ferramentas ajudam na performance do RH e dos colaboradores. Se por um lado, o departamento ganha rapidez e assertividade em todos os seus processos implantados, o funcionário também é beneficiado, colhendo todos os frutos de uma boa gestão aplicada no dia a dia da empresa.
As ferramentas de analytics permitem avaliar a eficácia de programas e políticas de RH, identificando o impacto que eles têm na performance dos funcionários. Por exemplo, é possível avaliar a eficácia de programas de treinamento e desenvolvimento, políticas de remuneração e benefícios, políticas de promoção e outros programas de RH. Com base nos dados analíticos, o RH pode entender quais são as áreas que precisam de ajustes e melhorias, tornando as ações de gestão de pessoas mais eficazes.
Dessa forma, fica fácil compreender o quanto esta tecnologia beneficia o dia a dia do RH, permitindo entender quando está no caminho certo dos resultados esperados, entregando a melhor performance para corporação e a ajudando a crescer dentro do planejado. O colaborador, tendo os programas de benefícios operando da melhor maneira, e gestão de talentos e carreira, ele se sentirá sempre motivado e engajado.
Uma performance eficiente do RH é fundamental para o sucesso das empresas, pois sabemos que ela contribui para a atração e retenção de talentos, desenvolvimento e capacitação de funcionários, gestão de desempenho, criação de um clima organizacional positivo e o cumprimento das leis trabalhistas. Dessa maneira, o resultado é uma organização com ambiente de trabalho integralmente saudável para líderes e liderados.