Ocorreu um erro

Fechar

Esqueci a senha

Insira o CNPJ ou o Email

Fechar

Harmonia entre vida e profissional estimula produtividade

O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, também conhecido como work-life balance, é super importante para manter o bem-estar físico, emocional e mental dos indivíduos.=

Quando pensam nessa harmonia, muitos imaginam uma divisão de tempo, que consiste em separar horas iguais para as necessidades do trabalho e da vida particular. Entretanto, a dinâmica pode ser assim, como também pode funcionar de outras formas.

No geral, este cronograma serve mais para atender às necessidades individuais de cada um – de forma que não existe uma regra.

Com isso, cada um pode dividir o próprio tempo à sua maneira, contanto que isso permita que as pessoas se sintam bem em ambos os aspectos. Também vale destacar que, a qualquer momento, o planejamento dessas horas pode mudar, pois depende unicamente das circunstâncias pessoais, profissionais e familiares de cada um.

A perspectiva é de Vladimir Nunan, especialista em estratégia e inteligência de mercado com mais de 20 anos de experiência.

Nunan explica que conseguir administrar o pessoal e o profissional vai muito além de simplesmente dedicar tempo e energia ao trabalho. Para ele, isso envolve reservar momentos para atividades tão importantes quanto ser um bom profissional, como partilhar de momentos em família, cultivar hobbies, cuidar da saúde, socializar com amigos, e outras práticas que contribuem para uma vida plena e satisfatória.

Na ponta positiva, um work-life balance pode proporcionar:

Satisfação e engajamento entre os colaboradores – O equilíbrio e a sensação de ambos os aspectos da vida estarem fluindo de forma organizada, faz com que as pessoas se sintam mais satisfeitas e isso reflete em maior engajamento com as tarefas e objetivos da empresa. Seguindo a ideia de que, se a companhia promove uma cultura que valoriza e incentiva os seus colaboradores para além da esfera profissional, por que não devolver mais do mesmo?

Menos estresse e desligamento de pessoal – É implícito que uma pessoa menos preocupada, também é uma pessoa menos estressada. Pensando nisso, as empresas não terão de lidar com desligamento de pessoal, poupando os gastos de rotatividade.

Aumento da produtividade – Assim como no caso destacado antes, aqui também é implícito o fato de que pessoas organizadas nos seus horários, são mais organizadas em suas tarefas. Com isso, esses indivíduos conseguem focar de forma mais eficiente no que estão fazendo, de forma que trabalham melhor no cumprimento de metas e prazos.

Melhora no ambiente organizacional – Poder manter o equilíbrio entre pessoal e profissional permite que os colaboradores tenham flexibilidade de trabalho. Desta forma, um ambiente de trabalho tende a ser mais positivo e saudável pois fortalece a cultura organizacional e melhora as relações entre colegas e superiores.

Na outra ponta, aqueles que enfrentam desarmonia nessas frentes, podem ter de lidar com alguns problemas. No aspecto da saúde física, por exemplo, essas pessoas podem desenvolver maior predisposição para doenças relacionadas ao estresse, assim como podem enfrentar problemas de saúde mental.

A insatisfação no trabalho também pode se fazer presente e, na bagagem disso, também vem as dificuldades nos relacionamentos pessoais – o que, no pior cenário, pode ocasionar em demissões.

No panorama geral, é imprescindível que as companhias dediquem tempo e esforço para olhar para este tema. Da mesma forma, os colaboradores devem se propor a estabelecer este cronograma, e sobretudo, conseguir alcançá-lo, mantendo um equilíbrio saudável entre as demandas do trabalho e as necessidades pessoais e familiares.

 

O papel da liderança no equilíbrio de vida pessoal e profissional

Uma rotina que proporcione flexibilidade entre trabalho e vida particular pode poupar alguns estresses como, por exemplo, o risco de doenças entre os colaboradores, é o que mostra o estudo liderado pela Harvard TH Chan School of Public Health e pela Penn State University, de 2023.

Os pesquisadores constataram que, nos locais de trabalho onde existe a preocupação com o work-life balance, existem resultados notáveis em termos de saúde, podendo reduzir o risco de doenças cardiovasculares dos colaboradores.

Para os colaboradores cujo risco de desenvolver problemas cardiometabólicos são mais altos, a política de equilíbrio conseguiu reduzir este risco de doenças em, aproximadamente, cinco a 10 anos.

No entanto, esta responsabilidade não é exclusiva do colaborador: é importante cultivar, individualmente, habilidades como organização e gestão de tempo. No entanto, é a empresa como um todo e os líderes de equipes e RH que devem planejar estrategicamente os melhores processos. Como estabelecer uma boa cultura corporativa, com um bom aproveitamento de tempo, produtividade e satisfação dos colaboradores? É importante que haja um trabalho em conjunto de toda a gestão de RH para trazer as melhores respostas.

Mas, sem dúvidas, os benefícios corporativos são grandes aliados: eles atuam diretamente na saúde e bem-estar dos colaboradores, impactando positivamente tanto o campo físico quanto o emocional. Exemplos disso são:

  • Convênios médicos, que proporcionam maior assistência para os trabalhadores;
  • Vale-Transporte, Vale Combustível e a solução de Roteirização. Enquanto os primeiros benefícios proporcionam as condições mínimas de mobilidade para os colaboradores realizarem o trajeto até a empresa, a Roteirização age em conjunto para analisar o melhor trajeto para cada um deles. Poupando tempo e dinheiro, os colaboradores têm mais tempo livre, alto rendimento e bem-estar;
  • Auxílios como o VA e VR facilitam o acesso a uma alimentação de melhor qualidade, o que reflete positivamente na vida pessoal e profissional.

 

Flexebilidade na vida pessoal e profissional aumenta diversidade

A flexibilidade pessoal e profissional também pode estimular o aumento da diversidade, conforme mostra um estudo sobre os benefícios inesperados do suporte de trabalho e vida, da Harvard Business Review.

De acordo com a publicação, poder contar com horários flexíveis melhora não somente o recrutamento, mas como a retenção de mulheres e pessoas negras, que são as mais beneficiadas com a rotina balanceada. O motivo para isso é: essas pessoas enfrentam desafios maiores do que as outras, e têm menos recursos disponíveis.

Considerando o antes e depois de as empresas terem implementado programas de horário flexível, o impacto é evidente, segundo a universidade privada americana. Podemos observar o quanto manter um equilíbrio entre vida pessoal e profissional é imprescindível para a saúde física e mental das pessoas.

Além de todos os benefícios destacados no texto, o work-life balance contribui também para o aumento da produtividade, assim como, ao mesmo tempo, apoia a diversidade, criando um ambiente inclusivo e compreensivo para os que mais precisam dessa rede de apoio.

Pensando nisso, desenvolvemos um material completo do mesmo tema que traz todas as informações indispensáveis para uma gestão de vale-transporte eficiente, que promove a satisfação do colaborador e da empresa, tornando-se muito mais sustentável. Baixe agora: é gratuito!

pessoas sorridentes com frase da gestão de vale-transporte

FAÇA UMA COTAÇÃO

FAÇA UMA COTAÇÃO