Employee Experience: a importância da experiência dos colaboradores
Ter uma equipe estruturada e comprometida com os objetivos é essencial para alcançar bons resultados. Então é preciso considerar a experiência dos colaboradores (employee experience) como um fator decisivo.
É comum e rotineiro nas companhias focar na experiência dos clientes durante a jornada de compra, mas o conceito de employee experience tem ganhado cada vez mais força.
Sem dúvidas, as pessoas são o ativo mais importante que uma empresa possui e entender as necessidades e anseios dos profissionais deve fazer parte da rotina dos negócios.
Afinal, o desempenho dos funcionários está diretamente ligado ao relacionamento estabelecido com a empresa.
Quer saber mais sobre como a experiência dos colaboradores é fundamental para a sua empresa? Neste post você vai conferir algumas informações importantes, então é só continuar lendo!
O que é employee experience?
Para começar, você precisa saber que employee experience, traduzindo para o português é experiência do colaborador. Essa é uma prática cada vez mais adotada no mercado e focada em desenvolver ações estratégicas totalmente direcionadas para o bem-estar da equipe.
Além de fazer a diferença na rotina de trabalho estas ações podem se tornar grandes diferenciais competitivos. Isso acontece, pois, o colaborador estará mais motivado, o que gera grande impacto no desempenho das atividades.
O sucesso do profissional também é o sucesso da empresa. Por isso, ter um conjunto de estratégias que acompanhem toda a jornada do colaborador e promovam melhorias constantes deve ser parte do dia a dia do RH.
A evolução da experiência do cliente
A forma como as pessoas enxergam o trabalho vem passando por significativas mudanças. Além de apenas uma fonte de renda, os profissionais buscam por empresas aliadas aos seus propósitos e comprometidas com os mesmos valores.
O conceito de employee experience já vem sendo explorado pelas companhias há alguns anos. Uma pesquisa feita pela Deloitte em 2017 já mostrava a importância deste tema para o mercado.
Os dados revelaram que na época quase 80% dos executivos classificaram a experiência do funcionário como muito importante.
Ao longo dos anos a questão ganhou cada vez mais força, mas ainda existem diversos fatores que devem ser considerados. Pensar na experiência do colaborador vai muito além do que apenas engajá-lo ou promover um ambiente de trabalho agradável.
Tudo o que envolve a jornada da pessoa e o relacionamento com a empresa deve ser parte do planejamento de employee experience.
Tudo começa desde o recebimento de um currículo, passa pelo processo de seleção e contratação, até chegar na rotina diária de trabalho.
Como a experiência pode impactar o desempenho da empresa
De acordo com o “Panorama da Experiência do Colaborador”, feito pela Pin People, 92% dos colaboradores disseram que têm clareza sobre o que se espera do seu papel na companhia. Porém, vale analisar também que 46% destes indicaram que existe algum incômodo no dia a dia que poderia fazer com que deixem a empresa.
Isso significa que a empresa pode perder bons profissionais por conta de alguns detalhes que poderiam ser alterados se fossem descobertos antes. Experiência e sucesso caminham juntos.
Assim como é importante promover uma experiência única e positiva para os clientes, a valorização dos colaboradores também deve estar enraizada nas estratégias da empresa.
Implementando o employee experience
Agora que você já sabe o quanto o tema é importante é hora de colocar tudo isso em prática. Para isso, é essencial uma boa estruturação para obter resultados cada vez melhores.
Todo o processo depende de ações eficientes, que realmente façam a diferença na vida profissional do colaborador. Separamos cinco pontos que são essenciais para o employee experience da sua empresa:
- Desenvolva o sentimento de pertencimento na equipe;
- Felicidade precisa ser parte da rotina;
- Comunicação clara e transparente, que permita conhecer as necessidades de cada colaborador;
- Tenha uma liderança motivadora;
- Faça um planejamento detalhado de todas as ações.
Estes cinco pilares são o começo de uma trajetória que vai mudar a forma como a companhia se relaciona com as pessoas. O resultado disso é positivo em diversos aspectos e pode trazer diversas novas possibilidades para a gestão de pessoas.