Como a qualidade de vida influencia na produtividade da empresa
A busca pela autorrealização se intensificou nos últimos anos, afinal, quem não quer encontrar o equilíbrio entre os interesses pessoais e profissionais? As equipes de Recursos Humanos passaram a se interessar pela qualidade de vida do colaborador a partir da década de 1950 e o tema só se tornou de fato relevante nos anos 1990.
Ao investir no bem-estar, a empresa também se beneficia, pois os colaboradores sentem-se mais motivados a trabalhar, vestindo a camiseta da organização e dispostos a crescer junto a ela.
Dentre as diversas práticas disponíveis, pode-se destacar a remuneração, os benefícios, segurança no ambiente de trabalho e as condições físicas e psicológicas. Entenda melhor sobre cada tópico a seguir:
Salário e Benefícios
Ambos os itens atuam como um forte estímulo para que o colaborador sinta-se satisfeito e motivado com suas atividades. À medida que ele se sentir ainda mais realizado, melhor desempenhará suas obrigações.
Condições físicas e psicológicas
Atualmente, se discute muito sobre a humanização do ambiente corporativo. Oferecer um ambiente alegre, descontraído e que preze o bem-estar aos envolvidos é essencial. As condições físicas também devem ser no mínimo adequadas para o colaborador desempenhar suas funções.
Segurança no trabalho
A segurança no trabalho remete a segurança industrial e a higiene do espaço, visando à prevenção de acidentes.
A partir do momento que o colaborador possui condições para desempenhar com êxito suas atividades, todos são beneficiados. Por isso, a qualidade de vida nas empresas deve ser compreendida como uma meta e uma boa estratégia para os profissionais de RH.
A sua empresa cuida da qualidade de vida dos seus colaboradores? A RB pode te ajudar, oferecemos soluções em gestão inteligente de vale transporte e roteirização, vale alimentação, vale refeição, vale combustível e vale presente para empresas de pequeno à grande porte. Agende um contato e saiba mais!