Sua empresa está preparada para dar feedbacks negativos e positivos?
Fornecer feedbacks negativos e positivos é uma prática essencial em todas as empresas. Dar uma devolutiva sobre o trabalho dos colaboradores, e até mesmo sobre a atuação dos líderes, é fundamental para o crescimento de uma organização.
A palavra feedback significa “retorno”, e fornecê-lo pode contribuir para que o trabalho da equipe melhore ainda mais, além de demonstrar que a empresa se importa com a saúde mental de seu time.
Para que os feedbacks sejam bem aplicados, no entanto, é necessário obter uma visão humanizada, tanto em casos negativos quanto positivos.
Pensando nisso, neste artigo, vamos abordar o tema de forma mais aprofundada, confira!
– A importância dos feedbacks;
– Feedbacks negativos: como aplicá-los de forma humanizada;
– Feedbacks positivos: como reconhecer seu colaborador da forma correta?
A importância dos feedbacks
Desde o momento do processo seletivo até a jornada de trabalho em si, a maior parte dos colaboradores tem praticamente o mesmo objetivo: ganhar experiência e crescer profissionalmente.
Promover a oportunidade de desenvolvimento e crescimento na empresa é uma ação diretamente ligada ao processo de fornecimento de feedbacks negativos e positivos que podem contribuir para que o colaborador melhore seu desempenho, ou até mesmo para que ele se sinta mais reconhecido.
No entanto, a forma de fornecer feedbacks está relacionada à gestão humanizada, uma prática que vai muito além dos negócios, e preza pelo bem-estar incluindo a saúde física e mental dos colaboradores.
É importante ter em mente que independentemente do cargo ocupado, colaboradores e líderes precisam de devolutivas sobre seu trabalho para atentarem-se aos pontos de força e fraqueza. Para isso, é preciso demonstrar empatia com a situação do colaborador, para que a mensagem seja compreendida de uma forma amigável e sem ruídos
Assim, a empresa não será vista como um ambiente julgador, mas sim como um local de oportunidades de crescimento.
Feedbacks negativos: como aplicá-los de forma humanizada
Para que os feedbacks negativos, ou também conhecidos como feedbacks construtivos, sejam aplicados da melhor forma possível, este trabalho deve ser feito com muito cuidado.
Como aquela frase “passa lá no RH, precisamos conversar” soa para você? Para algumas pessoas é a frase mais medonha que existe no mundo corporativo. Isso acontece porque na maioria das vezes, a equipe de RH juntamente com o gestor de determinado colaborador, podem fazer uma reunião para transmitir seus feedbacks.
Pensando nisso, é possível realizar reuniões de feedbacks negativos humanizadas.
Os líderes de equipe devem introduzir a conversa de forma empática e amigável, explicando em quais situações o trabalho de determinado colaborador pode melhorar. Ao demonstrar essa empatia, o líder facilita que o colaborador entenda que a empresa está diretamente preocupada com seu desempenho e busca motivá-lo a continuar tentando melhorar eventualmente.
Além disso, é importante ouvir o colaborador e avaliar sempre como a empresa pode mudar sua tomada de decisões para auxiliá-lo, caso esteja com dificuldades de executar determinada tarefa ou mudar sua postura.
Essa motivação contribui para que os membros do time entendam quais melhorias devem ou não ser feitas dali pra frente, e como essas pequenas ações podem contribuir para o desenvolvimento profissional.
Feedbacks positivos: como reconhecer seu colaborador da forma correta?
Antes de fornecer um feedback positivo, é preciso que a empresa compreenda qual é o papel do colaborador em questão, e como seu trabalho tem de fato auxiliado no crescimento da organização.
A partir deste entendimento, é possível demonstrar reconhecimento ao colaborador através de um feedback positivo assertivo.
A empresa pode, de forma assertiva, elogiar o trabalho de seus colaboradores sem engrandece-los demais, pois o objetivo não é fazer com que nenhum membro do time se sinta mais importante do que os outros, mas sim que compreenda que seu trabalho é necessário para compor a equipe e fortalecer o crescimento da empresa.
Criar um sentimento de predileção no colaborador pode criar ruídos internos na equipe, porém, demonstrar reconhecimento ao seu trabalho de forma objetiva e concisa, pode motivá-lo da maneira correta.
Para finalizar, os profissionais de uma empresa, independentemente da área de atuação, sempre vão buscar empresas que valorizem seus pontos fortes e apontem, com empatia, seus pontos fracos. Por isso, promover feedbacks negativos ou positivos de forma humanizada e assertiva é tão importante para o crescimento da organização como um todo.