Ocorreu um erro

Fechar

Esqueci a senha

Insira o CNPJ ou o Email

Fechar

Benefícios como o vale alimentação tem papel fundamental na boa relação entre empresa e colaborador, trazendo vantagens para ambas as partes. Mas antes de implementar esse benefício em uma empresa, é preciso tomar alguns cuidados e ficar atento aos detalhes legais para fazer tudo corretamente.

As leis trabalhistas não consideram o vale alimentação como um benefício obrigatório, mesmo assim, muitas empresas decidem aderir essa vantagem como forma de incentivo e até para proporcionar melhor qualidade de vida aos funcionários.

O vale alimentação é considerado salário?

Existem algumas empresas que incorporam o valor referente ao vale alimentação ao pagamento salarial – em dinheiro -, enquanto outras preferem optar por um cartão de alimentação como os cartões de crédito, disponibilizado por uma empresa de vale alimentação.

Independente da forma que é concedido, o vale alimentação não é considerado salário. Ainda assim, os que escolhem receber esse benefício em dinheiro terão os encargos fiscais na folha de pagamento, enquanto que os que usam cartões estão isentos disso.

Existe um valor mínimo para vale alimentação?

O vale alimentação não tem um valor definido, uma vez que não é um benefício obrigatório. Geralmente, o valor dos benefícios referentes a refeições e/ou alimentação, não devem ultrapassar 20% do salário do funcionário.

Pode acontecer de convenções sindicais que a empresa fizer parte pré-estipularem o valor do vale alimentação, mas esse valor terá base na média de preços para alimentação na região.

Qual a diferença de vale alimentação e vale refeição?

O vale alimentação se trata de um valor mensal destinado a compras de alimentos em geral nos locais que aceitem o seu vale. Essas compras são de produtos utilizados em preparos caseiros de refeições, já que o vale alimentação só é aceito em supermercados, padarias, açougues e etc…

Enquanto o vale refeição é um valor destinado a refeições, que podem ser consumidas em lugares como: restaurantes, cantinas, estabelecimentos de fast-food, aplicativos de entrega, entre outros exemplos. Ao contrário do VA, o VR não é aceito em supermercados.

Contrate uma empresa especializada!

Uma equipe de RH de qualquer empresa já é super sobrecarregada, pensando nisso, muitas companhias contratam empresas especialistas para a gestão do vale alimentação e qualquer outro benefício.

Contando com esse tipo de serviço, é mais fácil evitar prejuízos e gastos desnecessários, porque os encarregados dessa empresa contratada saberão como reduzir custos e respeitarão as burocracias de pagamento dos benefícios a todos os funcionários.

A RB, por exemplo, é a solução ideal para gestão de benefícios dos colaboradores e para que você consiga dedicar mais tempo em outras tarefas da sua empresa!

Conheça a RB

Nossa empresa está há 19 anos no mercado oferecendo as principais soluções de benefícios para empresas, como vale alimentação, vale transporte, vale refeição, vale presente e vale combustível.

Por toda experiência, temos reconhecimento nesse segmento e somos capazes de desenvolver ainda mais, oferecendo toda qualidade e inovação que nossos clientes procuram.

Se quer saber mais detalhes sobre o vale alimentação ou conhecer melhor a RB, entre em contato conosco! Teremos prazer em ajudar você.

FAÇA UMA COTAÇÃO

FAÇA UMA COTAÇÃO