A história do vale-transporte no Brasil
Logo ao final do primeiro ano de mandato de José Sarney como presidente do Brasil, o vale-transporte foi criado com o intuito de garantir mão de obra em todos os setores econômicos, porém, o benefício significou muito mais que isso aos trabalhadores: era um dinheiro extra no bolso.
Em um primeiro momento, o benefício vale transporte no Brasil deveria ser facultativo, mas devido ao sucesso estrondoso entre os colaboradores, o privilégio passou a ser obrigatório – a partir de 30 de setembro de 1987 – com a promulgação da Lei Federal 7619.
Porém, a criação deste benefício não surgiu apenas da bondade dos gestores do transporte no governo, mas sim em função da alta inflação da época. Com os preços aumentando quase que diariamente e os salários sem previsão de acréscimo, o vale transporte surgiu como um “respiro” tanto para o governo quanto para os empreendedores.
Este fato foi comprovado após uma pesquisa nacional realizada em agosto de 1987 apontar que os gastos com o deslocamento dos colaboradores até o local de trabalho reduziram em 24%.
Mas, mesmo após este início polêmico, vale ressaltar que a lei brasileira é uma das únicas que prevê este modelo de vale transporte.
Vale transporte da RB
Com base na história que você leu acima, a RB passou a se dedicar à oferecer a gestão de benefícios aos setores de recursos humanos das empresas e, entre os privilégios, está o vale transporte.
Ao longo dos anos, a RB se tornou especializada em oferecer uma gestão completa do vale transporte, oferecendo serviços que são exclusivamente ligados ao benefício, como a roteirização de vale transporte e a gestão inteligente. Ambos tratam-se de estratégias que otimizam o benefício.
Que tal conferir todo o suporte que a RB está disposta a conceder ao seu setor de RH? Navegue pelo site e saiba mais!