A importância de cuidar da satisfação do colaborador
A importância de cuidar da satisfação do colaborador
A satisfação do colaborador é um tópico discutido na sua empresa? Se este assunto sempre é deixado de lado ou se você ainda não tem certeza sobre o retorno deste tipo de investimento, então estamos aqui para te ajudar!
A conta parece ser muito simples. Se uma pessoa está feliz e satisfeita em um ambiente, consequentemente trabalhará melhor e com mais agilidade. E esta lógica realmente está certa. Já foram feitas algumas pesquisas que relacionam a felicidade do colaborador com sua produtividade. Vamos entender mais?
A satisfação do colaborador em dados
O estudo “Happiness and Productivity” (em tradução livre, Felicidade e Produtividade), feito pelos professores Andrew Oswald, Dr. Eugenio Proto e Dr. Daniel Sgroi, do Departamento de Economia na Universidade de Warwick, Reino Unido, mostrou que colaboradores felizes são 12% mais produtivos do que os ‘infelizes’ no trabalho.
Em relação a este dado, o pesquisador Dr. Daniel Sgroi diz: “A força motriz parece ser que os trabalhadores mais felizes utilizam o tempo de que dispõem de forma mais eficaz, aumentando o ritmo a que podem trabalhar sem sacrificar a qualidade.“
Além disso, uma pesquisa publicada na Harvard Business Review, com o título “O poder de conhecer as necessidades dos seus empregados”, mostrou que empresas cujos colaboradores têm altos níveis de satisfação superam seus concorrentes com até 22% mais rentabilidade.
A pesquisa também revelou que, quando uma empresa consegue atender alguma necessidade do colaborador, é percebido uma capacidade de foco 30% maior, um nível de engajamento quase 50% maior e uma probabilidade 63% maior de permanecer na empresa.
Tudo isso confirma que uma organização que investe em medidas de satisfação do colaborador obtém retornos em produtividade do time e retenção de talentos. E isso também impacta diretamente na satisfação do cliente final.
Não à toa, empresas de tecnologia são conhecidas por investirem na satisfação e apoio aos funcionários. O Google, por exemplo, ao investir em medidas nesse sentido, aumentou 37% o índice de satisfação.
Como aumentar o nível de satisfação na minha empresa?
Esta pergunta parece ter uma resposta óbvia: aumentar os salários. Entretanto, a questão não é apenas esta.
Veja, não adianta oferecer salários competitivos ou até acima da média do mercado se o ambiente de trabalho não é saudável ou se a cultura e os processos da organização não estão claros ou alinhados com os funcionários.
Pode-se achar que sejam necessários investimentos monstruosos para aumentar a satisfação do colaborador, mas atos simples podem tornar o ambiente mais leve e fazer toda a diferença.
Um dos exemplos de ações que visam melhorar a satisfação dos funcionários é deixar clara a possibilidade de carreira dentro da empresa. Se um colaborador sabe onde está e qual o caminho que pode percorrer para crescer profissionalmente, conseguirá estabelecer uma meta própria e se motivar para alcançar este objetivo.
Além disso, é importante:
- Promover um ambiente de trabalho saudável
- Oferecer salários competitivos
- Implementar benefícios corporativos atrativos
- Buscar sempre entender as necessidades do time
- Deixar claro os valores e cultura da empresa
- Incentivar uma gestão aberta a ouvir feedbacks dos colaboradores
Não é uma receita de bolo, mas aos poucos é possível entender o melhor caminho para sua empresa evoluir nesta questão.
De olho na sua gestão de benefícios
Veja: na lista anterior, um ponto importante para manter a satisfação do colaborador é referente aos benefícios do colaborador. Consequentemente, é indispensável garantir que o RH tenha uma gestão eficiente. Mas você sabe o porquê?
Se uma das ações que visam melhorar o índice de satisfação da sua empresa é implementar novos benefícios corporativos, então, a gestão deles precisa ser prática e descomplicada.
Isso porque de nada adianta investir em auxílios para os seus funcionários se eles receberem atrasado ou, até mesmo, se for complicar ainda mais o time de RH. Esse ponto também vale para os benefícios obrigatórios, como o vale-transporte, que precisa ter um bom gerenciamento para os funcionários não se estressarem ou se decepcionarem com a empresa.
A boa notícia é que investir na tecnologia certa pode otimizar o tempo do RH e melhorar esse processo. E você pode entender mais sobre o assunto neste e-book gratuito:
Lembre-se de que a insatisfação dos colaboradores causa maiores taxas de absenteísmo, aumenta a rotatividade de funcionários e reduz a produtividade do time no geral. E todas estas consequências impactam diretamente no orçamento da empresa.
Cuidar da satisfação do colaborador é também cuidar da saúde financeira da empresa.