Saúde no trabalho: quais medidas o RH deve tomar para melhorar o bem-estar da equipe?
Saúde no trabalho: quais medidas o RH deve tomar para melhorar o bem-estar da equipe?
Incentivar a saúde no trabalho pode aumentar sua satisfação, engajamento e resultados. Mas como fazer isso? Para garantir que cada colaborador se sinta valorizado e cuidado, o departamento de RH, a gestão de pessoas e a liderança devem considerar formas de melhorar o bem-estar da equipe.
Uma abordagem robusta que dê prioridade à saúde no ambiente corporativo pode ajudar a reter talentos e evitar o absentismo. Por isso, esse artigo traz uma série de recomendações para melhorar o bem-estar da sua equipe e a saúde no trabalho. Confira:
- A importância da saúde no trabalho;
- Como a saúde no trabalho resulta em uma cultura organizacional positiva
- Maneiras de incentivar e aprimorar a saúde dos colaboradores
A importância da saúde no trabalho
Pessoas com melhor saúde e bem-estar são mais felizes e produtivas no trabalho.
Iniciativas de bem-estar que incentivam vidas melhores e levam em conta o equilíbrio entre o pessoal e profissional são, portanto, vantajosas tanto para a empresa como para seus trabalhadores.
Entre as principais vantagens estão:
- Diminuição da ansiedade;
- Melhor performance;
- Redução de ausências;
- Maior envolvimento dos colaboradores;
- Força de trabalho com maior resiliência;
- Maior retenção de talentos.
Uma estratégia para estabelecer um local de trabalho acolhedor para os membros da sua equipe é tornar o trabalho mais gratificante e menos estressante. Isso contribui também para a saúde mental dos colaboradores, o que reflete positivamente em sua produtividade.
Como a saúde no trabalho resulta em uma cultura organizacional positiva
O conceito de sucesso no ambiente de trabalho está em constante mudança – e a remuneração e estruturas hierárquicas não são mais a definição de “um bom emprego”. Avançamos em direção a um mundo profissional mais consciente e centrado no bem-estar.
As recomendações práticas dos especialistas servem como pedra angular de uma estratégia abrangente para o bem-estar organizacional. Estas ações ajudam os trabalhadores individualmente, bem como promovem uma cultura de local de trabalho agradável, aumentam a produtividade e ajudam a estabelecer uma reputação forte da empresa.
Ao final, fica evidente que quem investe no bem-estar de sua equipe definirá o futuro organizacional e abrirá um mundo de oportunidades.
Maneiras de incentivar e aprimorar a saúde dos colaboradores
Organize encontros com o tema saúde para colaboradores
O acesso à informação e conhecimento de alta qualidade é necessário para os cuidados de saúde. Esta é a razão pela qual palestras, workshops e grupos de discussão educacionais específicos sobre assuntos são cruciais.
A empresa pode, inclusive, aproveitar datas específicas para promover a conscientização, como os meses de Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul. Mas lembre-se que falar sobre saúde deve acontecer todos os dias, não só em ocasiões especiais!
Estabeleça um ambiente de trabalho confortável
Fazer parte de um local de trabalho considerado tóxico é um dos maiores fatores de risco para a saúde mental dos trabalhadores. Consequentemente, o RH precisa ficar atento a essas questões.
Felizmente, há uma série de medidas que podem ser tomadas para estabelecer um ambiente de trabalho positivo, incluindo a realização de eventos de integração, o incentivo à comunicação aberta dentro da empresa e a solicitação regular do feedback da equipe, visando sempre implementar melhorias.
Aumentar a compreensão da importância da saúde mental
Muitas vezes, o preconceito e o estigma social impedem as pessoas de procurar tratamento para problemas de saúde mental. No entanto, se as alternativas de tratamento forem mais amplamente divulgadas, o cuidado com a saúde mental deixa de ser um tabu e se torna mais acessível.
Oferecer programas de conscientização e aconselhamento em saúde mental é um dos melhores métodos para apoiar o bem-estar dos colaboradores no trabalho, além de benefícios que tornem esse tipo de cuidado acessível, como convênios médicos e apps como o Zenklub, que trabalhamos na RB.
Atenção plena em prática
Promover técnicas de meditação coletiva na equipe pode contribuir para o relaxamento – e até mesmo para o aumento da produtividade e concentração dos colaboradores. O método de mindfulness implica estar consciente do aqui e agora. Como resultado, esta abordagem pode melhorar significativamente o bem-estar de todos no trabalho.
Mesmo dez minutos diários de meditação podem ajudar a aumentar a atenção, que por sua vez pode melhorar o humor, o metabolismo, a qualidade do sono e a redução do estresse.
Concentre-se em seu próprio desenvolvimento pessoal
Dificilmente colaboradores terão motivação sem uma perspectiva de evolução e desenvolvimento. Trabalhadores, especialmente os mais novos, estão ansiosos para progredir. É necessário que eles sintam que seu trabalho será valorizado.
A forma de garantir que seus colaboradores estejam aprendendo e evoluindo é contribuir para seu progresso pessoal e profissional. Proporcione cursos que possam ajudá-los a desenvolver habilidades mais diversas.
Ofereça benefícios focados na saúde no trabalho
Além das vantagens legalmente exigidas, é aconselhável oferecer como benefício alternativas que melhorem o bem-estar geral e contribuam diretamente para os cuidados de saúde.
Por exemplo, é cada vez mais comum encontrar empresas que oferecem planos de saúde mais abrangentes, juntamente com academias ou plataformas de terapia pela Internet.
A saúde é um investimento fundamental, que reflete resultados positivos em todos os aspectos – inclusive no trabalho. Por isso é importante que os gestores de RH criem iniciativas e projetos que possam estimular e aprimorar o bem-estar do time.