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Você já ouviu falar de cultura organizacional? Cada vez mais temos ouvido falar sobre a importância da cultura das empresas, mas o que de fato significa isso? É só continuar lendo para entender melhor.

Nesse artigo vamos abordar:

O que é a cultura organizacional?

Cultura é um termo que pode ser definido como “[…] os comportamentos, tradições e conhecimentos de um determinado grupo social[…]”

Se trouxermos isso pro ambiente corporativo, podemos definir a cultura organizacional como o conjunto de hábitos, valores, práticas e costumes de uma empresa.

Apesar de a cultura ser algo que geralmente é definida desde o início da atuação de uma empresa no mercado, junto com sua missão, valores e visão, ela pode evoluir ao longo do tempo e, é construída tanto de forma natural quanto intencional.

A cultura não é algo físico, mas quando bem implementada, faz parte de todos os momentos e decisões tomadas dentro da empresa. Em alguns momentos, a cultura acontece de forma espontânea, mas também precisa ser constantemente ensinada e reforçada.

A cultura fala da essência, ou do “coração” da empresa. O que a move, o que a define e diferencia das outras. É como se fosse sua personalidade, que influencia como os colaboradores se comportam.

Mas qual a importância de ter uma cultura organizacional forte?

A importância da construção de uma cultura organizacional

Um país com uma cultura forte é um país que tende a ser unido, já que sua população pensa ou age de forma mais ou menos parecida. Na cultura organizacional isso também acontece.

Não quer dizer que a liberdade e as opiniões individuais não são respeitadas e valorizadas, mas existe um fio condutor que guia as pessoas a um mesmo objetivo.

Confira só alguns benefícios que uma cultura empresarial bem pensada traz para uma corporação:

Felicidade dos colaboradores

Uma empresa que tem uma cultura forte promove a felicidade dos colaboradores. Sabe por quê? Porque uma empresa que se importa em formalizar e divulgar essa cultura se importa com a maneira que seus colaboradores se sentem no trabalho. Essa é uma ferramenta importante do employee experience.

Cuidar da felicidade e satisfação dos colaboradores também traz resultados diretos para a própria empresa. Afinal, um colaborador que é feliz com seu emprego trabalha melhor!

Sensação de pertencimento

O paralelo que fizemos com a cultura de um país se aplica bastante na cultura organizacional.

Se existe um fio condutor e uma identidade, as pessoas se sentem parte daquilo, compartilham dos objetivos da empresa e, por consequência, trabalham para que eles sejam alcançados.

Ao mesmo tempo, pode ser que os colaboradores que não compartilham dessa cultura não se sintam mais parte da companhia.

Contratações mais assertivas

A cultura corporativa acaba trazendo mais um aspecto na hora de escolher o melhor colaborador pra empresa. Além do talento, está cada vez mais comum analisar o chamado “culture fit”, ou fit cultural.

Essa estratégia nada mais é que uma forma de identificar se o candidato se alinha com os valores da empresa.

Retenção de talentos

Como falamos sobre a sensação de pertencimento, quando existe esse “fit cultural”, os colaboradores tendem a permanecer.

Isso acontece porque eles realmente compartilham dos objetivos da empresa, e querem fazer parte disso.

Divulgação da marca

Da mesma forma que os colaboradores podem se identificar e defender a empresa, o mesmo acontece com os clientes! Você provavelmente tem alguma empresa ou marca que se identifica e até divulga de forma natural.

Os chamados “brand advocates” são aqueles que se identificam tanto com a cultura e o serviço de uma marca que estão dispostos a divulgá-la de forma gratuita e espontânea.

Objetivos claros e coerentes

Uma cultura sólida é como um norte para a empresa, que define toda a estratégia e o plano de ação no dia a dia. Afinal, se uma organização se propõe a ter uma cultura mas não age de acordo com ela, algo precisa ser revisto.

A cultura não é um modelo ideal e fantasioso de como a corporação deveria ser, mas um guia daquilo que de fato a move.

O papel do RH na cultura da empresa

A cultura organizacional vem desde o início da companhia mas o RH tem papel fundamental em formalizar, divulgar e implementar essa cultura no dia a dia.

O setor de recursos humanos é responsável pelo chamado RH estratégico, que tem como objetivo alinhar a gestão de pessoas com os objetivos e a estratégia da empresa. Confira só alguns dos principais momentos de atuação do RH na cultura organizacional:

Formalização do culture code

Muitas vezes já existe um tipo de cultura informal na empresa, como determinados valores e ideias que são usadas como guia. Porém, pra que a cultura organizacional seja bem-sucedida, ela precisa ser formalizada.

O RH atua na criação do culture code, o código de cultura da empresa. Esse documento é onde esses valores estarão claramente descritos para que todos possam ver, assimilar e pôr em prática.

Divulgação da cultura

Após a criação desse documento, ele precisa ser divulgado, é claro! Isso vai além de apenas compartilhar ou colar um cartaz na empresa, mas significa realmente viver essa cultura e permitir que ela faça parte do dia a dia prático de cada colaborador.

Recrutamento e seleção

Outra função importantíssima do RH, o recrutamento e seleção precisa ser feito com a cultura da empresa em mente.

Por mais que o candidato seja capacitado, se seus valores não forem condizentes com o que a empresa propõe, existem muitas chances de essa relação não dar certo.

Por isso, o RH trabalha para garantir que os candidatos selecionados sejam não só bons profissionais, mas que compartilhem dos ideais da empresa.

Principais aspectos de uma boa cultura corporativa

Transparência

Um dos principais pilares de uma cultura corporativa bem-sucedida, a transparência garante que haja confiança dentro da empresa, tanto entre os colegas de trabalho como entre clientes e a organização.

Comunicação

A comunicação, seja de ideias ou problemas, é a base de qualquer relacionamento, inclusive os profissionais. Uma empresa que encoraja uma cultura de feedback e comunicação cresce e se desenvolve.

Foco no cliente

A cultura customer centric tem ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo. Essa visão cultural defende que agradar o cliente é o objetivo máximo da empresa, e que todo o resto parte disso.

Desenvolver uma cultura que tenha como medidor máximo de sucesso a alegria do cliente traz benefícios claros para qualquer companhia, como maior valor percebido, divulgação da marca, fidelização, satisfação do colaborador, e muito mais.

Respeito às diferenças

A diversidade é a chave para boas ideias. Se todos pensam igual, ninguém se desafia e, por isso, ninguém cresce.

Empresas que têm a inovação como cultura e encorajam diferentes ideias se destacam e crescem, enquanto as que se prendem a uma só opinião tendem a parar no tempo.

Consistência

Por último, mas talvez o mais importante depois da transparência, é a consistência. Não adianta nada ter um excelente culture code escrito e divulgado se os próprios colaboradores – especialmente os líderes – não vivem aquilo.

Há uma grande diferença entre ter algo escrito e colocar em prática.

Como estruturar uma cultura organizacional sólida e transparente

Se você está lendo esse artigo, há grandes chances de você querer implementar uma cultura organizacional onde você trabalha. Pensando nisso, separamos alguns passos práticos para que uma cultura seja bem-sucedida.

Tenha missão, visão e valores bem definidos

Sem entender essas 3 peças fundamentais, definidas na fundação da empresa, qualquer tentativa de criar uma cultura organizacional estará desalinhada com aquilo que a organização realmente defende.

Ouça a liderança da empresa

É importante entender a visão dos líderes da empresa, aqueles que cuidam da parte estratégica e definem para onde a empresa vai. Isso irá ajudar a traduzir a missão, visão e os valores em algo tangível e claro.

Ouça os colaboradores

Da mesma forma que os líderes trazem a visão estratégica, os colaboradores trazem a visão prática, ou seja, o que realmente é vivido no dia a dia.

Um dos maiores perigos na hora de pensar em uma cultura organizacional é criar algo que não faz sentido para os colaboradores ou que não tenha uma conexão com a realidade. Ouvir os colaboradores resolve esse problema.

Formalize, divulgue e coloque em prática

Como já falamos, é preciso que o código de cultura seja mais do que ideias soltas, mas algo formalizado, claro e fácil de ser divulgado.

É essencial que todas as partes da empresa se familiarizem com o culture code e tenham tempo para colocá-lo em prática.

Espere e adapte-se quando necessário

A cultura organizacional leva tempo para ser assimilada. Não espere que as coisas mudem da noite pro dia, mas não desista! Se ela for bem feita, pode fazer toda a diferença para a empresa.

Pode ser que algumas coisas precisem ser adaptadas ao longo do caminho, mas isso não é motivo de pânico. A mudança é normal e pode ser benéfica, quando encarada da forma certa.

Aqui na RB, amamos ver empresas crescendo e se desenvolvendo, e sabemos como uma cultura bem definida é importante para isso!

E a sua empresa, já tem uma cultura organizacional transparente em prática?

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