Ocorreu um erro

Fechar

Esqueci a senha

Insira o CNPJ ou o Email

Fechar

Entender como o adiantamento salarial funciona na prática e como ele pode ajudar os colaboradores se faz extremamente necessário. Isso porque este benefício, que pode ser oferecido pelas empresas de maneiras e em épocas diferentes, pode ajudar a todos, inclusive a corporação que vem buscando melhorias para seus colaboradores.

Para entender melhor o tema, é preciso saber que o adiantamento salarial é o pagamento antecipado de salário ou determinador benefícios que os colaboradores de uma empresa têm direito.

Nestes benefícios, podem estar inclusos: Vale-Alimentação ou Refeição, cartão multibenefícios para compra de medicamentos, adiantamento quinzenal e até mesmo o salário sob-demanda — que também é um termo relativamente novo no mercado corporativo.

Após entender brevemente esses tópicos, é preciso fazer uma análise completa da situação individual de cada colaborador dentro da empresa.

O adiantamento de salário pode ajudar brevemente aqueles que estão endividados ou em cheque especial, mas a longo prazo pode contribuir para a falta de motivação, além do estresse no trabalho. Mas, primeiro é necessário entender como este benefício pode ser fornecido para depois entender os impactos positivos ou negativos para colaboradores e empresas.

 

Adiantamento salarial: como funciona?

Independentemente do método de trabalho, é obrigação do empregador fazer o pagamento total do salário. Entretanto, quando se trata do adiantamento do pagamento, algumas empresas podem não oferecer o salário dessa forma e não conseguem enxergar esta prática benefício para o colaborador.

Segundo o art. 462 do Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943: “Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo. […]”

Ou seja, os empregadores não têm a obrigação de fornecer o adiantamento de salário parcial ou até mesmo quinzenal, mas é um fato que, com esta prática, a empresa demonstra mais empatia e preocupação com seus funcionários, prezando pela qualidade de vida e o bem-estar de cada um deles.

Tal adiantamento pode ser solicitado pelos colaboradores, que podem estar passando por situações de endividamento mediante mudanças na economia do páis, por exemplo.

Mesmo com o intuito de ajudar seus colaboradores, a empresa também precisa de um planejamento financeiro para não ter o fluxo de caixa prejudicado. Por este motivo, é possível entender e buscar alternativas para que o benefício do adiantamento de salário seja vantajoso para ambos os lados. Sabendo disso, vale ressaltar ainda que os empregadores também podem optar por plataformas digitais para a realização do adiantamento salarial.

Entenda os impactos para empresas e colaboradores

Para destrinchar um pouco mais o tema, vamos citar alguns impactos do adiantamento salarial para o empregador e para os colaboradores.

Para o colaborador:

– Pagamento de parcelas do banco em empréstimos;

– Acesso ferramenta-convênio, podendo realizar compras domésticas e de medicamentos;

– Salário quinzenal, recebendo o salário em partes durante duas vezes no mês;

– Salário sob demanda, recebendo o salário de acordo com as horas trabalhadas naquele dia, sem precisar esperar até o final do mês para receber.

Para a empresa:

– Melhora a relação empresa x colaborador;

– Aumento da produtividade dos colaboradores;

– Motivação para trabalhar ainda mais;

– Com planejamento, não compromete o fluxo de caixa da empresa.

Mesmo tendo pontos positivos para os dois lados, os colaboradores precisam estar atentos pois, como informado anteriormente, este benefício pode ou não ser aplicado pelas empresas. Mas em alguns casos, quando aplicado, certas empresas podem fazer o pagamento de forma desorganizada, sem estabelecer percentuais de pagamento e, em alguns casos, pagando um mês sim e outro não.

Além disso, as empresas também precisam ter cautela. É ideal que seja toda a situação entre o colaborador e o empregador sobre o adiantamento do pagamento seja devidamente alinhada, para que nenhum dos lados saia prejudicado.

 

O papel do RH na antecipação do salário

Para que o adiantamento salarial ocorra de forma correta, os funcionários precisam se dirigir diretamente ao setor de Recursos Humanos (RH) de sua empresa. Dentro do RH, devem ser analisadas todas as questões primordiais entre a empresa e como ela pode contribuir positivamente para a vida financeira dos colaboradores.

É importante que tanto a empresa quanto o colaborador estejam cientes de que este é um benefício opcional, mas que ele pode não ser oferecido. Além disso, existem descontos no adiantamento de salário como de INSS e de Vale-Transporte que já são feitos naturalmente pelo RH e devem constar no holerite do funcionário.

E mais, é preciso estar ciente que, embora não haja uma lei específica sobre o assunto, é comumente acordado no mundo corporativo que o adiantamento salarial não deve exceder 40% do salário do funcionário.

Porém, é preciso ter em mente que, durante o período de pandêmico que o país enfrentou nos últimos anos, muitos brasileiros foram desligados de seus trabalhos ou tiveram seus salários reduzidos. O aumento no valor de mantimentos básicos também foi um fator pelo qual muitos brasileiros encontram-se endividados atualmente.

Portanto, as empresas devem ter a ciência de que, provavelmente, uma grande parte de seus colaboradores também sofreu com estes impactos. Dessa forma, será possível entender suas dores e aproximá-los da empresa, oferecendo adiantamento salarial ou benefícios que podem fazer toda a diferença.

FAÇA UMA COTAÇÃO

FAÇA UMA COTAÇÃO