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Assertividade e comunicação: por que estes fatores são essenciais para exercer uma boa liderança?

A equipe de RH e os gestores deste setor são fundamentais para o funcionamento de uma empresa e o engajamento de colaboradores. Por isso, é fundamental que os profissionais da área invistam no aprimoramento contínuo em ferramentas e abordagens de liderança. E os tópicos de assertividade e comunicação são características essenciais em bons líderes.

Dada a importância de comunicar uma mensagem de forma objetiva e clara, existe uma forte correlação entre liderança e comunicação. Para obter os melhores resultados para a empresa, essas duas ideias precisam funcionar juntas.

Para evitar mal-entendidos e interrupções, um líder precisa ser capaz de comunicar-se claramente e certificar-se de que os outros o compreendem. Isso vai além de simplesmente falar: é preciso adotar as melhores práticas que garantam um discurso aberto e produtivo é imprescindível.

Levando isso em conta, o objetivo deste artigo é discutir como a liderança e a comunicação afetam o sucesso uma da outra. Veja como o RH pode apoiar esse relacionamento e quais os melhores métodos para potencializar essas ideias. Confira:

  • Assertividade e comunicação: afinal, o que constitui uma comunicação assertiva?
  • A função do RH na conexão entre liderança e comunicação
  • Boas práticas de assertividade e comunicação

 

Assertividade e comunicação: afinal, o que constitui uma comunicação assertiva?

A comunicação assertiva é um método de ser direto e expressar educadamente seus pensamentos e preocupações. Trata-se de expressar seus desejos e preocupações e ao mesmo tempo levar em consideração as necessidades das outras pessoas.

Para gerar um maior impacto na equipe, é necessário ter um discurso inovador e ao mesmo tempo objetivo. É sua responsabilidade como gerente garantir que todos na equipe estejam cientes de suas expectativas. Também é importante prestar atenção aos seus desejos e demandas.

Cabe a você liderar sua empresa na implementação de uma comunicação assertiva. Seja aberto e honesto; ouça atentamente; fale educadamente; e mantenha sua postura aberta. Obtenha informações regulares dos colaboradores e ensine-os também a se comunicar de forma assertiva.

 

A função do RH na conexão entre liderança e comunicação

A atuação estratégica do RH nos setores oferece hoje aos líderes mais apoio do que no passado, quando seu trabalho estava restrito a tarefas mais operacionais e burocráticas; O RH atua como mediador entre os objetivos da empresa e as demandas de seu pessoal.

O departamento de RH pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades de liderança e comunicação nesse ambiente. O seu objetivo é combinar eficazmente estas duas ideias, a fim de diminuir ou erradicar completamente o conflito e garantir que os líderes das equipes sejam capazes de se comunicar com os seus membros.

 

Boas práticas de assertividade e comunicação

Para otimizar a liderança e a comunicação, o RH deve colaborar com outros setores. Para este fim, práticas de rotina podem ser implementadas. Confira a seguir maneiras de promover efetivamente a liderança e a comunicação dentro da sua organização:

 

Estabelecendo Rotinas de Comunicação

Em um ambiente profissional, é necessário perceber que falar e comunicar são duas coisas diferentes. É necessária uma comunicação mais profunda e você deve confirmar se a mensagem foi recebida.

Para garantir que as equipes e os setores recebam as informações mais cruciais, estabeleça um procedimento regular de comunicação institucional. É preciso padronizar a divulgação das comunicações corporativas para que elas fluam corretamente.

 

Melhorando a escuta ativa

Quando discutimos comunicação e liderança, também trazemos à tona a necessidade de um líder exercer a escuta ativa, ou seja, saber ouvir. Como os conceitos de ouvir e ouvir são diferentes, dominar essa habilidade é crucial.

Dar voz aos talentos e ouvir suas opiniões, críticas e sugestões é essencial para uma comunicação eficaz. Um líder eficaz é aquele que permite que os membros de sua equipe falem livremente e permaneçam acessíveis.

 

Estabelecendo uma Cultura de Feedback

O feedback sempre pareceu negativo na sua forma tradicional, apontando erros e deficiências. A boa notícia é que em uma perspectiva de assertividade e comunicação, esse conceito evoluiu e agora o feedback é uma poderosa ferramenta de avanço.

Antes de fornecer feedback, o líder deve comunicar claramente o seu método e os fatos que deseja compartilhar. Assim, cada colaborador entenderá exatamente o que a empresa e sua liderança desejam deles por meio dessa estratégia de comunicação direta e sem complicações.

 

Utilizando canais de comunicação de forma estratégica

Estabeleça e gerencie canais institucionais, como chats, redes sociais, e-mail e aplicativos de mensagens, além de telefone e e-mail. O perfil da empresa e dos seus colaboradores determina a forma como estes canais são definidos e utilizados. Encontrar um equilíbrio e definir canais de utilização em grupo que promovam eficazmente a comunicação e evitem ruídos são essenciais.

Como você pode perceber, para alcançar eficácia nas interações profissionais, liderança e comunicação devem caminhar juntas. Um líder que consegue cultivar essa habilidade e utilizar eficazmente os canais de comunicação terá, sem dúvida, uma equipe mais motivada e que produzirá resultados superiores.

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