Capital humano: saiba como desenvolver o principal ativo da sua empresa
As pessoas são as responsáveis por determinar como serão os resultados de uma companhia. Quanto melhor preparada a equipe, maiores serão as possibilidades.
A competitividade do mercado está cada vez maior e vem passando por grandes transformações. Mesmo nos momentos de instabilidade é preciso enxergar as oportunidades que podem surgir e, para isso, o capital humano é essencial.
Segundo dados de uma pesquisa feita pela PwC em março deste ano, 85% dos CEOs brasileiros acreditam que a economia global terá um desempenho melhor em 2021.
Em um momento de retomada e crescimento, pessoas experientes e resilientes serão responsáveis por alavancar a empresa. Por isso, saber como desenvolver este ativo tão importante é fundamental!
Então continue lendo este post que vamos mostrar como tornar este desenvolvimento uma realidade para a sua empresa. Veja abaixo os tópicos que abordaremos:
- O papel do capital humano na rotina dos negócios
- Promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional
- Pacote de benefícios diversificados
O papel do capital humano na rotina dos negócios
O capital humano representa um conjunto de atributos que são capazes de transformar o ambiente de trabalho. Aqui estamos falando de todas as habilidades, conhecimento e atitudes de uma pessoa, que serão utilizados para o desenvolvimento das atividades.
Por isso, é essencial criar um vínculo entre as estratégias da empresa e o desenvolvimento deste valioso ativo. Desta forma, é possível agregar valor ao negócio e crescer de forma sustentável.
Alcançar este cenário favorável pode ser um grande desafio, que deve ser focado em criar um ambiente de trabalho atrativo.
Entra em cena o planejamento e a necessidade de estruturar todas as ações que possam promover o desenvolvimento do capital humano em curto, médio e longo prazo.
Promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional
Focar neste processo de desenvolvimento é uma questão estratégica. Afinal, o que se espera de tudo isso é uma significativa melhoria dos resultados financeiros do negócio.
É importante considerar que as pessoas geram um forte impacto na sociedade e além de focar nas habilidades técnicas, vale trabalhar também as comportamentais.
Por isso, vamos pensar no aperfeiçoamento do capital humano em duas frentes, que são as pessoas e a empresa. Veja como tratar cada uma delas a seguir:
Pessoas: Invista em boas capacitações que sejam realmente motivadoras e alinhadas também aos objetivos dos profissionais, além das necessidades básicas da empresa.
Foque também nas lideranças, para que estes gestores possam inspirar e incentivar toda a equipe.
Vale também estabelecer um plano de carreira, pois com isso os colaboradores podem visualizar metas e estabelecer propósitos. Além de buscar aperfeiçoamento constante para alcançar as posições que desejam.
Outro ponto que também é importante aqui é a confiança. Acreditar nas pessoas, dar autonomia e acompanhar as possíveis dificuldades para auxiliar é uma forma de engajar e motivar.
Empresas: Promova uma cultura organizacional acolhedora, em que cada profissional possa entender o seu papel e a sua importância.
Além disso, é essencial incentivar o diálogo. Falar e ouvir precisam ser aspectos rotineiros. Assim é possível estabelecer mudanças e melhorias constantes.
E não se esqueça dos benefícios, que também fazem parte do desenvolvimento do capital humano. Quanto mais atrativos e diversificados, mais a equipe estará integrada com a empresa.
Pacote de benefícios diversificados
Quando falamos em benefícios, é claro que você já pode ter imaginado uma série de coisas, que não podem faltar, como os Vales:
- Alimentação
- Refeição
- Transporte
- Combustível
- Assistência médica
Porém considere também os benefícios envolvidos no ambiente de trabalho, que englobam desde a estrutura física até um bom relacionamento entre as pessoas.
Então, quando for desenvolver um pacote de benefícios pensando no capital humano, ouça o que o time tem a dizer. Muitas vezes uma proposta nova que pareça ser adequada para a empresa pode não ser atrativa para o colaborador.