O clima organizacional é um fator determinante para os resultados da empresa. Entender como mensurar e quais aspectos considerar é muito importante!

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O sucesso dos negócios está diretamente ligado ao ambiente de trabalho. Por isso, é importante entender como propor melhorias constantes para manter os bons resultados.

Garantir a sustentabilidade do negócio atualmente vai além da otimização dos processos e do cuidado com o cliente. É preciso reconhecer o valor das pessoas!

Dentro deste contexto, um fator decisivo é saber como mensurar o clima organizacional. Este é um desafio importante para o RH.

Neste conteúdo, vamos te mostrar como medir o clima na sua empresa. Vem conferir!

O que é clima organizacional?

O clima organizacional nada mais é do que uma importante ferramenta, um indicador, para avaliar como está o ambiente. Com isso, é possível identificar a satisfação dos colaboradores, possíveis divergências no clima e já definir soluções estratégicas para melhorar o que for preciso.

A estruturação adequada deste indicador vai garantir boas relações no ambiente de trabalho. E, com isso, é possível alavancar e promover o desenvolvimento da empresa.

A preocupação com as pessoas é sempre um fator fundamental para quem busca resultados melhores. E para que você possa entender a importância de um bom clima organizacional, vamos analisar um dado bem relevante.

De acordo com o estudo Happiness and Productivity, feito pela University of Warwick, trabalhadores felizes são 12% mais produtivos.

Saiba como medir o clima da sua empresa

Existem diversas formas de mensurar como está o clima na empresa e o mais estratégico é buscar um cruzamento de um conjunto eficiente de informações.

Vamos mostrar algumas formas de mensurar isso!

Pesquisa com a equipe

Propor uma pesquisa de clima é muito importante para entender como está o ambiente. Consiste em desenvolver um questionário que vai abranger questões quantitativas e qualitativas para entender como as pessoas estão percebendo a empresa.

O questionário vai variar de empresa para empresa, de acordo com o clima organizacional. Isso porque cada negócio tem um perfil, que interfere diretamente na linguagem e na aplicação de uma cultura empresarial.

Mas todos devem conter questões básicas sobre o relacionamento com os colegas e gestores, remuneração, infraestrutura de trabalho, benefícios, dentre outros. Lembrando que as perguntas precisam estar alinhadas aos objetivos e estratégias da empresa.

Além disso, é importante deixar as pessoas a vontade para responder, só assim a empresa terá resultados mais coerentes com a realidade. Para isso, garanta o anonimato do processo e deixe claro que o documento não precisa ser assinado.

Acompanhe o ambiente de trabalho

Não pare na pesquisa! Outro ponto que ajuda muito a identificar o cliente é acompanhar o ambiente no dia a dia. Participe dos processos e conheça as pessoas.

Identificar na prática como estão as relações entre as pessoas e também a percepção sobre a empresa faz toda diferença para analisar o clima organizacional.

Converse com as pessoas

O RH também pode criar uma rotina de entrevistas pessoais com os colaboradores. Com essa interação, é possível entender o comportamento e as reações das pessoas.

E assim como nos questionários, essas entrevistas também devem garantir o anonimato das pessoas. Pois, se isso não acontecer, muitos podem se sentir com medo e receosos de repassar qualquer opinião mais honesta.

Avalie os dados gerais da empresa

Além das opções que mencionamos acima, o RH pode complementar a identificação do clima organizacional, avaliando outras questões. Aqui estamos falando de dados que já são parte da rotina como:

  • Índice de absenteísmo;
  • Rotatividade de pessoal – Turnover;
  • Reclamações de ex-funcionários;
  • Acompanhamento da produtividade da equipe;
  • Cumprimento de metas individuais e coletivas.

O cruzamento dessas informações com a pesquisa de clima trará perspectivas interessantes para a empresa.

Análise dos resultados é fundamental

Com os resultados em mãos, é essencial fazer uma avaliação criteriosa para ter uma referência viável sobre como está o ambiente de trabalho. Afinal, não adianta apenas aplicar recursos sem analisar o que se obteve com isso.

Entender e cruzar os resultados obtidos na avaliação do clima organizacional faz diferença na hora de definir as estratégias da empresa.

Quando a empresa solicita a opinião do colaborador, precisa oferecer um retorno disso. Desta forma, a pessoa se sente valorizada e sabe o valor que a sua visão tem para a empresa.

Ouvir e entender são questões fundamentais para melhorar o ambiente de trabalho!

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