Conheça os pilares do RH
O setor de recursos humanos é um dos elementos fundamentais para o bom funcionamento de uma empresa, independente de qual seja seu setor, porte e número de colaboradores. A gestão de pessoas é uma tarefa executada desde os primórdios do advento da agricultura, se mantém atual e também segue como uma área imprescindível para o futuro. Como fruto dessa gestão, são atingidos bons resultados. Mas, para uma boa execução da gestão de pessoas, é importante que se tenha uma visão clara sobre as rotinas de trabalho da área de recursos humanos e os pilares da área de RH.
O direcionamento estratégico da empresa deve estar totalmente integrado à gestão de pessoas neste momento, pois está sendo impulsionado pela mudança tecnológica, pela transparência radical, pela velocidade da informação e pela necessidade de se manter competitiva. A esse quadro somam-se a constante exigência de produtividade, bem como a busca humana pelo sucesso e pelo prazer.
Neste conteúdo, apresentamos as categorias, atribuições e atividades da Gestão de Pessoas. Você entenderá as possibilidades que a gestão de RH pode apresentar em termos de soluções de negócios após a leitura.
Confira:
- Pilares do RH: a importância do setor para as empresas;
- Recrutamento e seleção;
- Remuneração e benefícios;
- Operações administrativas;
- Gestão e desenvolvimento de talentos;
- Integração dos pilares do RH.
Pilares do RH: a importância do setor para as empresas
O setor de recursos humanos é responsável pela gestão de pessoas e esta tarefa está sendo executada de uma forma cada vez mais estratégica. Políticas de gestão alinhadas com os objetivos e valores de cada empresa são necessárias para estabelecer maior bem-estar no ambiente de trabalho, aumentando a produtividade e criando melhores condições para a atração e retenção de talentos.
Ainda há quem tenha dúvidas sobre quais atividades pertencem ao setor de Recursos Humanos e quais subdivisões, dada a ampla gama de habilidades e opções disponíveis. A verdade é que existem pilares no setor. Cada elemento é integrante do processo de negócios, não uma área separada.
Confira a seguir os principais pilares para o bom funcionamento do RH.
Recrutamento e seleção
O setor de recrutamento e seleção é um dos pilares essenciais do RH. Os profissionais da área se encarregam de atrair os talentos necessários para o desenvolvimento da empresa. O primeiro passo para cumprir as responsabilidades é identificar os pontos fracos da estrutura organizacional da empresa e definir os cargos que precisam ser preenchidos.
É preciso fazer uma triagem de currículos para localizar aqueles que correspondam aos requisitos técnicos dos cargos, além de divulgar as vagas em aberto. Em seguida, você deve realizar um criterioso processo de seleção para garantir que a escolha seja correta e que o fit cultural se mostre vantajoso. Tenha em mente que as questões comportamentais devem ser consideradas como parte do estudo.
Remuneração e benefícios
Outra área fundamental para a atuação do RH é o setor de remuneração e benefícios. É dever garantir que o salário e os benefícios profissionais sejam desejáveis e equitativos para ambas as partes. Assim, consegue-se atrair os melhores talentos para o mercado, manter os colaboradores motivados e manter o controle do orçamento da empresa.
Na área de remuneração e benefícios, o equilíbrio é o segredo do sucesso. Afinal, é importante estabelecer um local de trabalho acolhedor e produtivo para todos, além de garantir que isso não afete negativamente o desempenho financeiro da empresa.
Operações administrativas
A missão aqui é fornecer soluções que possibilitem a manutenção produtiva da força de trabalho no dia a dia. Essa atividade tem níveis que variam em complexidade e dividem-se em subprodutos que vão facilitar o processo de chegada e fortalecer a relação colaborador-empresa.
Ao realizar o Diagnóstico Organizacional em sua organização, cada setor deve passar por uma análise com o objetivo de identificar gaps que estejam interferindo na produtividade da equipe. As consultorias com especialização em gestão empresarial possuem uma variedade de questionários que podem ser utilizados dependendo do objetivo principal da análise – financeiro, administrativo, gestão, gestão de pessoas, comunicação, etc.
Gestão e desenvolvimento de talentos
O desenvolvimento de pessoas é uma das áreas mais importantes na gestão de pessoas para resultados de médio e longo prazo. Para isso, uma equipe é encarregada de maximizar o potencial do pessoal de uma organização. É um esforço que começa por proporcionar as condições necessárias para que cada colaborador se sinta seguro e equipado para o desempenho da sua função.
Mais importante ainda é identificar os pontos de melhoria do desempenho profissional, ou seja, entender como cada um pode melhorar rotinas, processos e resultados. Seja nos aspectos tecnológicos ou comportamentais. É um trabalho baseado na experiência e otimista em relação ao desenvolvimento global dos tempos.
Integração dos pilares
Estes são os principais pilares do setor. Apesar de este artigo apresentar cada um deles separadamente, é importante ter consciência que a implementação destas áreas e atividades deve ocorrer de forma que conversem entre si, se complementando e integrando.
Um excelente projeto de Gestão de Pessoas é aquele que é precisamente desenhado para satisfazer as necessidades de cada empresa. Para isso, deve-se contar com a dedicação de uma equipe, bem liderada por cada gestor e também com a rápida evolução da tecnologia, que possibilitou o desenvolvimento de inúmeros programas e plataformas que facilitam a implementação das operações de Gestão de Pessoas nas empresas, podendo otimizar as tarefas designadas a cada pilar e gestor de recursos humanos.