Ocorreu um erro

Fechar

Esqueci a senha

Insira o CNPJ ou o Email

Fechar

Vamos falar sobre Gestão Integrada? Este é um tema que permeia as diferentes faces do departamento de Recursos Humanos de uma empresa. Antes de começarmos é importante mencionar a relevância da saúde do colaborador para uma organização, uma vez que esse é um fator de influência direta sobre aspectos fundamentais para o negócio, como produtividade e desempenho.

Por isso, vamos abordar os principais tópicos sobre o assunto. Você pode escolher ir direto àquele que mais desperta o seu interesse ou continuar conosco dentro do que preparamos nas próximas linhas.

O que é Gestão Integrada e como se aplica aos benefícios corporativos

Este é o termo utilizado para designar um conjunto de ações estruturadas pelo departamento de Recursos Humanos de uma empresa que visa promover temas relacionados à saúde, tanto no quesito da prevenção de doenças e acidentes, quanto no estímulo ao bem-estar físico, mental e social dos colaboradores.

Como dissemos antes, é importante lembrar que, quando tratado da maneira certa, esse é um tema que contribui diretamente com os ganhos de produtividade, satisfação e vínculo do colaborador com a empresa. Planejar ações desse tipo geram sentimentos de segurança, satisfação e felicidade, ao mesmo tempo que reduzem problemas de ausências e falta de motivação.

Veja alguns exemplos de ações de gestão integrada de saúde que podem ser inseridos dentro do programa de benefícios de uma empresa:

  • Programas de Qualidade de Vida;
  • Acompanhamento da Gestante ou do Idoso;
  • Saúde Ocupacional;
  • Ações personalizadas de acordo com o perfil de cada empresa;
  • Acompanhamento Nutricional.

Vale ressaltar que essas são apenas sugestões gerais, que dependem de uma série de detalhes da rotina corporativa, mas que tem um objetivo em comum: prevenir doenças, estimular um estilo de vida mais saudável e reduzir problemas comuns, como alimentação e sedentarismo.

A importância da gestão integrada de benefícios

Como dissemos antes, esta gestão ganha máxima relevância quando vemos a influência que os programas da área geram nos índices de produtividade e frequência do quadro de funcionários. Mas existe algo que antecede esses resultados: a visão do RH por parte do time.

Quando a equipe de Recursos Humanos mostra preocupação com a saúde e o bem-estar de toda a organização passa a ser vista de uma maneira muito diferente por todos também. Afinal, um colaborador bem cuidado e assistido, certamente terá menos propensão a buscar outras oportunidades e será, com muito mais probabilidade, um defensor ativo da empresa.

Outra vantagem prática deste tipo de gestão é a economia a médio e longo prazo graças ao aumento de produtividade e redução dos recursos gastos com internações e tratamentos de alto custo pelo plano de saúde. Assim, fica ainda mais fácil direcionar a verba para melhorias da empresa, seus processos e suas pessoas.

Como incorporar a gestão integrada de benefícios à sua empresa

Para incorporar este tipo de gestão de benefícios à sua empresa é necessário definir, em primeiro lugar, quais seriam as melhorias relevantes para os seus funcionários atuais. A partir desse momento, é importante saber qual é a verba disponível para a área.

Vale destacar que algumas seguradoras do mercado oferecem ações de gestão de saúde que já estão incluídas nos contratos de seguro. Por outro lado, caso o negócio esteja em um patamar mais avançado e queira metrificar resultados e personalizar programas, vale pesquisar por empresas específicas. Os valores tendem a variar de acordo com o número de participantes, frequência das atividades, período de duração e opções de programas que ela deseja implantar.

Veja algumas das atividades que podem ser incorporadas à sua gestão integrada:

  • Diagnóstico de saúde;
  • Acompanhamento Nutricional;
  • Gestão de Crônicos;
  • Gestantes de risco;
  • Gestão de melhor idade;
  • Gestão de coluna;
  • Ginástica laboral;
  • Palestras e Intervenções;
  • Incentivo à atividade física.

Outro ponto importante é que, este tipo de gestão, no âmbito das atividades promovidas em Programas de Qualidade de Vida não é imposta aos funcionários. O objetivo, na verdade, é exatamente o contrário: promover um ambiente de liberdade, compreensão e disposição para um cuidado voluntário e espontâneo.

Ninguém deve ser obrigado a participar dos programas, mas todos devem ter acesso às opções que estão disponíveis. Uma vez aceitas, é imprescindível que tais ações sejam devidamente autorizadas pelo RH e pelo participante.

Na hora de definir as ações, contudo, você pode escolher aquelas que estejam relacionadas às maiores necessidades do seu time. Por exemplo, empresas que têm muitos fumantes podem desenvolver ações que conscientizem sobre os principais riscos e perigos do tabaco e as necessidades de monitoramento de saúde constante, ao mesmo tempo que ofereçam novas possibilidades de abandono do vício, práticas esportivas e outras ações direcionadas para o acompanhamento e gestão dos resultados.

Agora que chegamos até aqui ficou mais fácil compreender a importância da gestão integrada na sua empresa, não é verdade? Analise seu cenário, planeje suas ações e promova um ambiente mais saudável para todos.

FAÇA UMA COTAÇÃO

FAÇA UMA COTAÇÃO