Plano de carreira: como criar para seus funcionários
Garantir que os talentos permaneçam na empresa depende de um bom planejamento para que possam desenvolver o máximo potencial. A expectativa de crescimento é importante para manter o profissional engajado.
Por isso, ter um plano de carreira estruturado precisa fazer parte da rotina. Cada colaborador precisa trilhar um caminho de crescimento, tendo sempre uma perspectiva do próximo passo.
Esta é uma das práticas de gestão de pessoas, que tem se tornado cada vez mais estratégica para os negócios. E foi pensando nisso que preparamos algumas informações sobre o tema que vão te ajudar!
A gestão da carreira profissional
As pessoas buscam crescimento, aprimoramento e também o reconhecimento pelas atividades que estão sendo realizadas. Não basta ter um cargo, os talentos mais motivados buscam conhecimento para que possam ocupar posições de destaque na empresa.
Gerenciar esse planejamento é uma forma eficiente de garantir que as expectativas dos colaboradores e da companhia sejam atendidas. A consequência disso são resultados melhores, pois existirão pessoas cada vez mais preparadas.
Mas, a grande dúvida de muitas empresas, é saber como criar um plano de carreira que cumpra estes objetivos.
A criação do plano de carreira
Quando a empresa cria um plano eficiente, o colaborador já saberá quais são as oportunidades disponíveis e como poder alcança-las. Com isso, a empresa tem mais um benefício atrativo à disposição.
A elaboração do plano de carreira precisa considerar tanto os anseios e necessidades do colaborador quanto os da empresa. Para começar, é preciso entender a estrutura da organização e ter bem definidos os setores, cargos e atribuições, de forma detalhada.
A partir do momento que se tem uma visão da empresa como um todo é possível traçar a trilha de crescimento dos profissionais. A estrutura organizacional precisa ser vista constantemente para identificar o que deve ser revisto, tanto sobre novos cargos como atualizações para os já existentes.
Para garantir a máxima eficiência do plano de carreira, o time de RH precisa participar ativamente do dia a dia da empresa. Conhecer, ouvir e analisar as opiniões, dúvidas, sugestões e até mesmo críticas faz a diferença no processo.
Desta forma, é possível estabelecer se o plano está sendo bem aceito e fazer os aprimoramentos necessários. Todas essas informações são cruciais para definir a trilha de crescimento a ser percorrida.
Transparência e clareza de informações
Um dos pontos mais importantes do plano de carreira é ter informações bem claras sobre os cargos e salários. E não se deve esquecer que o processo precisa ser imparcial e considerar as habilidades das pessoas.
Para crescer profissionalmente é preciso ter proatividade, competência, comprometimento, responsabilidade e criatividade. Essas são características fundamentais para aqueles que buscam se destacar no mercado de trabalho.
O papel da empresa é identificar as competências e garantir o devido reconhecimento destes profissionais.
Desenvolvendo equipes mais qualificadas
O plano de carreira exerce um papel que vai além da retenção dos talentos. Quando bem estruturado, é capaz de auxiliar na criação de equipes consideradas de alta performance. São essas pessoas que, juntas, trarão resultados melhores e mais significativos para os negócios.
Dentre as diversas funções do RH, está é uma que se destaca, pois é capaz de gerar a motivação e engajamento que pode transformar os colaboradores de forma individual e coletiva.