Quais as diferenças entre o RH operacional e o RH estratégico?
O mercado de trabalho e modelos de gestão estão em constante mudança, visando sempre acompanhar as evoluções trazidas por novas tecnologias, táticas e abordagens que auxiliem no alcance de suas metas e objetivos. E isso não poderia ser diferente na área de RH, que também segue se modernizando e reinventando. Neste aspecto, dois setores de Recursos Humanos se destacam por suas distinções: o RH operacional e o RH estratégico.
O contraste entre eles é notável e é importante reconhecer cada ponto, as respectivas mudanças e quais aspectos trazem vantagens e valem a pena de serem implementados na sua empresa. Confira neste artigo:
RH Operacional: O que é?
É extremamente simples distinguir o RH Operacional e o Estratégico. O RH Operacional é o departamento que cuida exclusivamente das responsabilidades associadas à gestão de pessoas, como integração de novos contratados, procedimentos de folha de pagamento e gestão de pontos, por exemplo. Este setor também é conhecido como Departamento Pessoal, ou simplesmente pela sigla DP.
A parte operacional do RH é responsável por garantir uma relação de trabalho positiva entre o empregado e seu empregador. Contudo, nos dias de hoje, entende-se que é essencial ir além do dever de atender às demandas operacionais, visando, além dos afazeres de rotina e metas de curto prazo, oportunidades de atuar com capital humano e aprimorar cada vez mais a empresa, tanto em questões burocráticas quanto de estratégia.
RH Estratégico: O que é?
O RH Estratégico, como o próprio nome já dá a entender, busca analisar e compreender as necessidades de cada negócio para a partir daí planejar estratégias e abordagens que atendam estas demandas, apoiando o crescimento da organização.
RH Estratégico é o RH que reconhece as necessidades do negócio e trabalha para atender a essas necessidades, ao mesmo tempo que atua de forma a apoiar o crescimento da organização. Ele estuda indicadores e os modifica de acordo com os melhores interesses da empresa enquanto tenta produzir resultados.
A valorização dos colaboradores também é um trabalho prioritário e fundamental para o sucesso dos planos desenvolvidos. Além disso, é importante que os gestores da área tenham uma boa visão de negócio e de mercado para transitar entre todas as divisões organizacionais, auxiliando gestores e colaboradores de forma assertiva em todos os níveis da hierarquia corporativa.
É preciso que se veja todas as atividades em andamento como um todo. As decisões estratégicas de RH se baseiam em dados confiáveis, pesquisas e diagnósticos organizacionais que visam sugerir respostas focadas para cada necessidade.
Após a implementação das melhorias, é necessário que haja um procedimento de monitorização e avaliação para determinar se as recomendações foram benéficas ou não. Modernos instrumentos tecnológicos são introduzidos na rotina, entregando dados consistentes, para acompanhar tudo isso.
Com isso, os procedimentos internos tornam-se mais confiáveis e o tempo administrativo têm um melhor aproveitamento para tarefas que realmente exigem total atenção dos colaboradores.
Como implementar um RH Estratégico?
Soluções tecnológicas
A utilização de tecnologia moderna e ferramentas digitais aprimora o trabalho do gestor e facilita a comunicação da equipe e a avaliação de desempenho. O RH estratégico também é digital. Portanto, invista em tecnologia de qualidade.
A gestão do desempenho do seu talento é potencializada com o uso de softwares de RH. A tecnologia permitiu o desenvolvimento de técnicas de ponta de gestão de pessoas, como People Analytics, por exemplo.
Mantenha o foco em pessoas
A tecnologia permite a automatização e a otimização das mais diversas operações burocráticas. Porém, apesar de serem grandes aliadas, todas as soluções tecnológicas devem ser vistas como ferramentas, sem tirar o foco principal de sua utilização: a gestão de pessoas. O “high touch” (ou tratamento humanizado) é imprescindível para uma implementação bem-sucedida de um RH Estratégico.
Por isso, vale sempre investir em iniciativas de experiência dos funcionários que forneçam o melhor ambiente de trabalho. Em outras palavras, é importante ver as pessoas com preocupação e prioridade.
Encontre colaboradores que tenham um senso de propósito alinhado com a cultura da empresa e estejam sempre empenhados para exercer seu melhor. Contudo, vale ressaltar que boa parte das habilidades dos colaboradores – sejam técnicas ou sociais – podem ser ensinadas, ou então desenvolvidas. Por isso é importante também investir em treinamentos constantes para sua(s) equipe(s): além de adequar os colaboradores para as novas demandas do mercado que surgem a todo momento, esta atitude também faz com que a equipe se sinta valorizada e motivada.
Elimine a burocracia
O RH operacional tem uma fama antiga de ser uma indústria burocrática. Como resultado, tem sido tradicionalmente uma divisão associada a procedimentos simples que requerem supervisão contínua de especialistas. Facilite processos e elimine a burocracia sempre que possível. Desta forma, o departamento deixa de ser puramente administrativo e os gestores ganham mais tempo para elaborar estratégias.
Economizar tempo com tarefas operacionais e burocráticas gera mais tempo para a dedicação e elaboração de ações inventivas e soluções agressivas.
Executar tarefas operacionais é extremamente importante para o RH e primordial para o bom funcionamento de qualquer empresa. No entanto, uma boa gestão de RH deve ir além do operacional: é preciso uma equipe de profissionais que se dedique à elaboração de estratégias focadas no capital humano, aprimorando a experiência e a entrega dos colaboradores.
Para alcançar metas, tanto gestores de RH quanto de DP podem agir em conjunto, visto que, apesar do departamento pessoal ser constantemente responsável por tarefas burocráticas, as áreas funcionam em conjunto e ambas devem se unir em prol da evolução da empresa.
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