Recrutamento Digital: a tendência de processo seletivo que veio para ficar
Uma empresa é feita de pessoas, e é essencial que essas pessoas sejam selecionadas da melhor forma possível. Com o recrutamento digital, as ferramentas on-line de seleção de candidatos têm sido grandes aliadas do departamento de recursos humanos. Mas como isso funciona?
Sabemos que usar a tecnologia no processo de seleção não é nada novo, porém o avanço dessas ferramentas tecnológicas tem transformado a forma como candidatos são selecionados para fazer parte de empresas no mundo todo.
Apesar das maiores companhias usarem esse tipo de estratégia para selecionar seus candidatos, isso ainda pode parecer um pouco distante para empresas menores.
Por isso, nosso objetivo hoje é trazer informações precisas sobre o recrutamento digital!
Esperamos que após a leitura desse artigo, você possa decidir se esse é o melhor caminho para sua empresa. É só continuar lendo!
- O que é recrutamento digital?;
- Como funciona o recrutamento digital?;
- Vantagens e desvantagens do recrutamento digital.
O que é recrutamento digital?
É uma estratégia de seleção de candidatos que se baseia em ferramentas on-line em todas ou na maioria das etapas de contratação.
Em uma realidade em que a sociedade está sempre conectada, a tecnologia tem impactado diretamente em como as empresas atraem e selecionam os melhores talentos para fazer parte de suas equipes.
Para dar um exemplo, enquanto há alguns anos as empresas contratavam pensando muito na distância de locomoção entre casa e trabalho, hoje o trabalho remoto derruba muitas barreiras geográficas, aumentando o alcance de pesquisa por talentos.
Esse acesso a novos candidatos faz com que seja necessário um processo cada vez mais assertivo, para evitar desperdício de recursos financeiros, humanos e de tempo, tanto para a empresa quanto para os candidatos.
Além disso, os protocolos de saúde, necessários devido à situação que temos vivido nos últimos anos aceleraram o processo de digitalização de diversos setores nas empresas, com algumas transferindo sua operação 100% para o online.
Essa nova realidade fez com que o recrutamento digital se tornasse não só uma tendência, mas um fator determinante daqui pra frente.
Como funciona o recrutamento digital?
Como falamos, este tipo de recrutamento utiliza meios digitais tanto para atrair quanto para selecionar os melhores candidatos.
Para empresas que ainda não haviam se adaptado a essas ferramentas, o RH teve que se reinventar – e muito. Os currículos impressos deram lugar aos PDFs e perfis on-line, e as entrevistas presenciais deram lugar às reuniões por Zoom ou Google Meet.
E isso acontece na maioria ou em todas as etapas da seleção, por exemplo:
Divulgação da vaga
Na fase de divulgar a vaga, a empresa que opta pelo recrutamento digital precisa estar presente no ambiente virtual, principalmente no LinkedIn, e já ter estabelecido uma estratégia de recrutamento através das redes sociais.
A partir disso, a vaga deve ser divulgada no perfil da empresa e através das ferramentas que o próprio site oferece.
Ter um recrutador ou uma equipe de recrutamento na rede social também é muito útil, tendo em vista as ferramentas que o LinkedIn oferece para recrutadores, como o LinkedIn Premium, a pesquisa por habilidades etc.
Ter um portal de vagas no site da empresa e participar de outros portais também é uma ótima estratégia para atrair candidatos.
Seleção primária
Na primeira etapa de seleção, composta por revisão de currículo e análise do histórico acadêmico e profissional, as ferramentas de seleção digital que utilizam inteligência artificial podem e devem ser usadas para garantir que os candidatos cumpram com as exigências da vaga, e assim passem para a próxima fase.
Por esse ser um processo mais técnico e os critérios de exclusão serem mais objetivos, a inteligência artificial faz um bom trabalho de filtrar aqueles perfis que não se encaixam com o perfil da vaga, mas as análises de habilidades precisam ser feitas depois disso.
Análise de habilidades
Outra parte onde o recrutamento digital se destaca é a análise de habilidades dos candidatos.
Através de questionários on-line e análises de comportamento, os dados cadastrados no sistema são muito úteis para que a empresa tenha mais informações sobre os candidatos.
Entrevista
Após essas primeiras etapas de seleção, a disputa fica mais difícil, já que os candidatos que chegaram até aqui mostraram ter os conhecimentos e os requisitos técnicos para a vaga.
Nessa fase, é preciso conhecer esses candidatos melhor, através de entrevistas e observação das soft skills, ou seja, habilidades comportamentais.
Para isso, as ferramentas de videochamada são muito úteis. Elas permitem contato direto e ao vivo, como uma entrevista normal, só que sem a necessidade de se deslocar até outro local. Algumas plataformas de videochamada oferecem soluções para entrevistas em grupo.
Dessa forma, o processo digital pode ser aplicado em cada uma das fases de seleção e contratação. Até mesmo depois, através do treinamento on-line.
Agora que você entendeu o processo, quais serão suas vantagens e desvantagens?
Vantagens e desvantagens do recrutamento digital
Em primeiro lugar é preciso dizer que sim, existem pontos positivos e negativos no recrutamento digital. Mas quais são eles?
Pontos positivos
Economia
Uma das maiores vantagens do recrutamento on-line é a economia, não só em gastos, mas também em tempo. Por ser um processo on-line, muitas etapas só precisam ser configuradas uma vez e analisadas após as respostas, e enquanto isso o RH pode se concentrar em outras coisas.
Alcance maior
Sem a limitação geográfica, sua empresa pode atrair talentos que não estariam à disposição se não fosse o recrutamento digital.
Isso quer dizer que é possível contratar candidatos mais capacitados em qualquer lugar do Brasil e do mundo!
Mais assertividade nas decisões
As ferramentas digitais fornecem uma grande quantidade de dados sobre cada candidato, o que dá às empresas muito mais subsídio para a tomada de decisão.
É claro que o digital não resolve todos os problemas do processo de recrutamento e seleção. Vamos olhar agora os principais pontos negativos desse método.
Pontos negativos
Impessoalidade
Uma das principais críticas é que muitas vezes o contato humano do processo de contratação é prejudicado.
A dificuldade que muitos candidatos afirmam ter é que não têm a oportunidade de “vender seu peixe”, e apresentar suas habilidades de forma mais abrangente.
Adotar um posicionamento mais humanizado pode fazer a diferença na hora de contratar alguém que ainda não tenha todas as habilidades técnicas desenvolvidas, mas que se encaixa bem nos valores e no perfil comportamental que a empresa precisa.
Erros de planejamento
Uma estratégia de recrutamento mal planejada pode acabar excluindo bons candidatos e deixando passar talentos que não se encaixam na vaga. Para resolver esse problema é preciso um bom planejamento antes de divulgar a vaga, com boa definição de requisitos e perfis aceitáveis.
Assim como muitas empresas, a RB adotou uma estratégia de recrutamento digital para seus processos seletivos durante o período pandêmico. As ferramentas digitais possibilitam um olhar mais detalhado sobre cada candidato, para que as decisões sejam baseadas no perfil do talento como um todo.
E a sua empresa, já adotou o sistema de recrutamento digital? É importante considerar todas as ferramentas disponíveis para que seu time de RH possa fazer as melhores escolhas para atender seus clientes!