Ocorreu um erro

Fechar

Esqueci a senha

Insira o CNPJ ou o Email

Fechar

O setor de RH lida com os mais variados processos e, muitos deles, podem ser trabalhosos e repetitivos, tomando muito tempo útil da equipe. Agilizar certos procedimentos facilita o trabalho dos gestores e concede mais tempo para o planejamento de ações mais estratégicas da área e uma grande alternativa para atingir este objetivo é o RH Ágil.

Como o próprio nome já sugere, o método busca agilizar a gestão de RH nos mais diversos campos corporativos da área. A produtividade do RH é impactada por operações rígidas, que por sua vez impactam os resultados . Porém, a implementação da gestão ágil aumenta a autonomia de trabalho neste setor. Confira mais em nosso artigo:

  • O que é RH Ágil?
  • Como funciona o RH Ágil?
  • Implementando a metodologia ágil no dia a dia da empresa.

O que é RH Ágil?

A metodologia ágil – uma coleção de instrumentos, diretrizes e procedimentos para concluir projetos com mais rapidez e precisão, ao mesmo tempo em que se constrói fluxos de trabalho enxutos e colaborativos direcionados a resultados específicos – é a origem do nome “RH ágil”.

Assim, podemos definir RH ágil a criação de processos dinâmicos e interativos, na conversão de trabalhos rotineiros em projetos e no aumento da quantidade (e precisão) das entregas. É uma estratégia relativamente nova e que prioriza o desenvolvimento da equipe. Por meio do RH Ágil, pode-se criar projetos com início, meio e fim, construídos com talentos e fluxos de trabalho, com objetivos claros, resultados predefinidos e tecnologias ágeis.

Como funciona o RH Ágil?

Para praticar esta abordagem, é preciso montar equipes multifuncionais. Este grupo de talentos deve se dividir em períodos curtos (porém intensos) de trabalho, tratando cada função e rotina como um projeto de curto prazo (que leva, no geral, de duas a quatro semanas). Durante cada período, os colaboradores devem ser estimulados a atingirem metas e prioridades, ajustando, adaptando ou até redefinindo estes objetivos conforme a necessidade.

O RH Ágil traz diversos benefícios para a rotina de uma empresa e entre eles podemos citar:

Flexibilidade e Adaptabilidade

Este ritmo e organização de rotinas permite que as equipes respondam rapidamente às mudanças, garantindo que os recursos humanos estejam sempre alinhados com os objetivos estratégicos.

Maior Engajamento

O curto período para alcançar metas ajuda a manter o foco mais claro e a motivação mais intensa. Com isso, os colaboradores tendem a ser mais produtivos e têm maior engajamento.

Redução de Desperdício e Aumento da Eficiência

Ao concentrar os esforços em tarefas prioritárias e eliminar processos desnecessários, o RH Ágil promove a eficiência operacional e reduz o desperdício de recursos. Como resultado, nota-se um aproveitamento maior nos resultados da empresa como um todo.

 

Implementando a metodologia ágil no dia a dia da empresa

Como já mencionamos anteriormente, para uma implementação bem-sucedida do RH ágil, a equipe de Recursos Humanos deve elaborar projetos curtos envolvendo diversas equipes, cada uma focada em um resultado específico. Os projetos devem ser claros e estimular cada colaborador para que as entregas tenham eficiência máxima. E certas atitudes são de grande contribuição para que isso aconteça. Veja a seguir:

Envolva-se profundamente em cada assunto

Estude sobre a metodologia e busque compreender profundamente a história do RH Ágil, as principais práticas e como aplicá-las nas suas atividades diárias. Procure aprimoramento e a ajuda de pessoas em sua organização que tenham experiência no assunto e possam aconselhar.

Determine quais problemas a abordagem ágil pode ajudar a resolver

Definir os objetivos da área e as principais áreas de desconforto da equipe. Isso ajudará a esclarecer como o RH Ágil pode apoiar o processo.

O RH é responsável pelo ativo mais importante de uma empresa: sua força de trabalho. Tem grande responsabilidade por atrair e manter talentos, bem como por treinar os funcionários e promover uma atmosfera segura e favorável ao desenvolvimento individual.

Mudança de perspectiva

Mudar sua perspectiva é o primeiro passo para converter o RH tradicional em um RH Ágil. Dado que a metodologia ágil altera a forma como a equipe opera e produz resultados, é necessária uma mudança de mentalidade para que o método tenha sucesso. Por isso, envolva todos os colaboradores no processo e estimule a participação de cada um deles.

Liderança proativa

Para que a equipe se sinta mais confortável em tentar coisas novas, fracassar e desenvolver procedimentos mais assertivos, a liderança também deve estar envolvida na mudança de atitude e na nova abordagem.

A adoção do RH Ágil viabiliza a criação de equipes altamente qualificadas que crescem com o tempo, aumentando a produtividade do negócio. Além disso, a ideia promove conexões de trabalho saudáveis ​​e cria equipes cooperativas e dispostas a tomar iniciativas na criação de ideias criativas para sua empresa.

Gostou do artigo? Acesse nosso blog e confira mais conteúdos!

 

 

 

FAÇA UMA COTAÇÃO

FAÇA UMA COTAÇÃO