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Cultura e Clima Organizacional: entenda a importância e como fortalecer

A cultura organizacional é um fator fundamental para a competitividade e um bom desempenho da empresa. Uma boa cultura organizacional pode contribuir para a definição de um bom posicionamento no mercado e para a diferenciação de sua companhia. Mas, para isso, é preciso compreender como este aspecto funciona, sua importância e quais fatores devem ser implementados para que a cultura se perpetue e se fortaleça.

Confira neste artigo as questões mais importantes sobre a cultura de uma organização:

  • O que é cultura organizacional?;
  • Qual é a importância da cultura da empresa?;
  • Como fortalecer a cultura organizacional?.

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional é instituída a partir das práticas, atividades, comportamentos e regras praticadas diariamente em uma empresa. Isso inclui como os colaboradores interagem uns com os outros, como o trabalho é feito, como interagem com os clientes e os princípios fundamentais da empresa. 

A ideia de cultura organizacional pode ser caracterizada como um componente que diferencia a empresa no mercado e impacta o desempenho da organização por meio de sua personalidade, comportamento e atitude. A cultura de uma empresa é o seu núcleo e deve ser vista como um componente estratégico. Por isso, é importante que o gestor de RH faça um trabalho que envolva a equipe e faça cada colaborador se identificar com os objetivos da empresa.

Mesmo com altos investimentos, os resultados de uma empresa não serão positivos caso os colaboradores não tenham motivação, identificação e senso de propósito alinhados com seu trabalho e isso só é possível por meio de uma boa cultura. Para garantir que os colaboradores possam implementar o plano da empresa de forma entusiástica e eficaz, devem ser criados aspectos culturais em todos os níveis da experiência.

Portanto, uma cultura bem estabelecida, distinta e positiva tem vantagens, incluindo melhor coesão da equipe, maior empenho, maiores níveis de atividade e menores taxas de rotatividade, além da melhoria das interações com os clientes. Além disso, uma cultura sólida contribui para a transparência e credibilidade de uma empresa.

Qual é a importância da cultura da empresa?

A ética e os valores da empresa estão refletidos na cultura organizacional, que naturalmente direciona os rumos a serem tomados. É ela quem toma decisões e planeja o futuro do negócio. O crescimento do capital humano é um aspecto crucial: sem desconsiderar as qualidades individuais ou o cumprimento do posicionamento de cada um, a cultura revela aos colaboradores quais são as expectativas da empresa e como eles agem. É preciso que isso seja feito de maneira moral e ética.

A existência desta estrutura tem o potencial de criar uma atmosfera que incentiva a concorrência saudável, apoia as ambições individuais e trabalha para cumprir os objetivos do negócio.

Como resultado, um local de trabalho saudável também aumenta a produtividade, porque os colaboradores começam a concentrar-se mais no desenvolvimento de tarefas e não em preocupações externas. Como resultado de uma boa cultura organizacional, podemos observar: 

Agilidade em processos

Os processos da empresa tornam-se mais ágeis e orgânicos quando todos adotam uma cultura organizacional, pois todos sabem agir e fazer a sua parte. Uma cultura que valoriza a inovação e a experimentação encoraja os funcionários a buscar constantemente maneiras melhores de fazer as coisas, resultando em processos mais eficientes e adaptáveis.

Atrair e reter talentos

Uma cultura forte influencia a qualidade e a credibilidade da empresa, o que afeta tanto a atração de talentos potenciais quanto na retenção caso os profissionais forem contratados com sucesso, minimizando a problemática da falta de motivação e turnover.

Além de ser implementada e trabalhada no dia a dia de uma empresa, a cultura organizacional pode ser perpetuada desde o processo de recrutamento e seleção:

aplicando a cultura, você pode agregar o parceiro ideal, que se enquadre na cultura da sua empresa e possua todos os talentos necessários, fazendo contratações mais contundentes. Ao selecionar os candidatos mais alinhados com a cultura empresarial de determinada companhia, assegura-se uma contratação mais precisa e reduz a taxa de rotatividade.

Satisfação do consumidor

Muito se fala sobre a experiência e satisfação do cliente, que devem ser sempre excepcionais para garantir a fidelização do consumidor. No entanto, para que este cenário se concretize, é preciso que a experiência da equipe colaboradora também seja positiva, e isso é alcançado pela cultura organizacional.

Para prestar serviços diferenciados aos clientes, de onde viria o retorno em termos de felicidade e renda, a prática de medidas que façam os colaboradores se sentirem contentes e valorizados é absolutamente necessária.

 

Como fortalecer a cultura e o clima organizacional

Conheça sua equipe

Para poder melhorar a cultura organizacional de uma empresa, é preciso primeiro desenvolver um relacionamento próximo com os colaboradores. Os gestores devem se certificar de transmitir os valores da empresa para sua equipe, além de traçar bem o perfil de seus colaboradores e garantir que ele se alinhe com a cultura da companhia.

O mapeamento desse perfil auxilia no equilíbrio e na criação de procedimentos de contratação mais eficientes. Com isso, fica muito mais fácil compreender não apenas os requisitos técnicos, mas também os requisitos comportamentais que a equipe necessita na hora de contratar novos talentos.

Certifique-se de que os colaboradores estejam cientes de sua posição na organização.

Os colaboradores devem ter consciência e sentir a importância de suas ações no local de trabalho. Para que isso aconteça, o gestor pode ocasionalmente estimular a integração da equipe. Isso pode acontecer durante uma conversa mais casual ou até mesmo durante um café durante a tarde. 

O RH também pode providenciar atividades e dinâmicas que favoreçam a aproximação e alinhamento da equipe. Serão feitas perguntas que levarão o colaborador a refletir sobre o que aprendeu naquela semana, os efeitos de suas ações e as próximas metas. A importância da contribuição de cada pessoa para uma determinada tarefa ou realização da empresa, por exemplo, também deve ser continuamente enfatizada.

O tema da cultura organizacional é bastante atual e considerado crucial para o crescimento de uma empresa, independentemente de seu segmento no mercado. Por isso, é fundamental que o time de RH compreenda o posicionamento da empresa e adote as ações mais apropriadas para estimular a cultura da empresa.

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