Demissão humanizada: saiba como o RH pode melhorar esse processo
Muitas pessoas concordam que o processo de demissão pode ser bem desagradável, tanto para o colaborador quanto para quem precisa dar a notícia. Mas mesmo assim, surge a pergunta: existe um jeito de fazer o desligamento ser menos complicado para ambas as partes? A resposta é sim: através da demissão humanizada!
Por mais desagradável que seja, o desligamento de colaboradores faz parte da rotina de qualquer empresa, independentemente do motivo.
A verdade é que ninguém gosta de dar más notícias, mas existem momentos que isso é inevitável. Porém, todo esse processo pode ser menos desagradável e mais humanizado.
Para entender melhor sobre o tema, confira os tópicos que vamos abordar:
- O que é demissão humanizada;
- Demissão humanizada: um processo que requer empatia;
- A demissão humanizada como um papel do RH;
- Como aplicar a demissão humanizada.
O que é demissão humanizada
A demissão humanizada é uma maneira empática de conduzir o processo de desligamento que fica sob os cuidados do setor de RH. Essa estratégia tem como objetivo reduzir os impactos negativos dessa experiência do colaborador que está sendo desligado, de forma humana e respeitosa, pensando no seu bem-estar.
Apesar de a demissão ser um processo que ocorre comumente dentro das empresas, não significa que precisa ser ruim. Por isso, o RH precisa se preocupar em fazer com que esse processo ocorra da melhor forma possível.
A demissão é, do ponto de vista empresarial, uma ação jurídica, pois é a quebra de vínculo empregatício e contrato entre empresa e colaborador. Porém, todos sabemos que nesse processo jurídico existem muitas emoções envolvidas.
A demissão, salvo tenha sido planejada previamente pelo colaborador, significa perda de sustento financeiro, rompimento de relacionamentos e mudança de vida.
Além disso, apesar de nem sempre ser o caso, pode ser que envolva algum problema de performance ou conduta do colaborador, o que piora mais ainda a situação.
Demissão humanizada: um processo que requer empatia
Como falamos, apesar de ser um processo jurídico, a demissão envolve muitos outros fatores, afinal, estamos falando de pessoas, com expectativas e sentimentos.
Nesta hora bastante delicada, até o tom de voz pode fazer toda a diferença no impacto emocional sobre o colaborador e quem estiver conduzindo o processo.
Assim como a admissão, todas as formas de a empresa lidar com o colaborador precisam ser humanizadas, e não apenas enxergar o funcionário como uma ferramenta de trabalho. Por isso, para conduzir a demissão de forma humanizada, não pode faltar empatia.
A empatia nada mais é do que se colocar no lugar do outro. Imagine só, como você se sentiria se estivesse no lugar do colaborador sendo desligado? O que te faria se sentir melhor?
Esse tipo de pensamento irá tornar tudo mais suave, possibilitando o menor desgaste emocional possível.
A demissão humanizada como um papel do RH
Apesar de não ser o RH que faz o desligamento dos colaboradores, o setor tem um papel central nesse processo, e precisa garantir que ele seja conduzido de forma respeitosa, além de cuidar de todo o trâmite legal.
O RH também atua fundamentalmente nos processos de demissão pois estão diretamente relacionados à imagem da empresa. Se algum gestor agir de forma equivocada ou desrespeitosa, a imagem da empresa pode ser mal interpretada.
Existem alguns passos que fazem toda a diferença na hora de desligar o colaborador, evitando problemas para ele, para a pessoa que estiver conduzindo a demissão e para toda a empresa.
Como aplicar a demissão humanizada
Todas as ações tomadas em uma demissão conduzida de forma humanizada têm como objetivo mostrar respeito e cuidado com o colaborador, demonstrando que a empresa não o vê apenas como um número, mas como pessoa.
Para isso, separamos alguns passos que devem ser observados pelo RH na hora de conduzir o processo.
Marque uma reunião
Esse processo precisa ser planejado com antecedência, e preferencialmente, deve ser feito de forma presencial.
Seja pessoal, mas profissional
Ser pessoal significa mostrar empatia, respeito e cuidado, mas sem perder o profissionalismo. Afinal, quem está ali está representando a empresa não pode perder isto de vista.
Demonstre gratidão
Independente do motivo da demissão, aquele colaborador prestou serviços à empresa por algum tempo, e participou de seu desenvolvimento.
Por isso, reconhecer e agradecer por seu tempo e trabalho dedicados é muito importante. Não seja genérico, mas sim pessoal e profissional.
Dê feedbacks
Parte da demissão é considerar qual o próximo passo para o colaborador. Na hora de buscar um novo emprego, conhecer seus pontos fortes e pontos a melhorar é uma das coisas mais importantes para a recolocação, e ninguém melhor que o RH para mostrar quais são estes aspectos.
Faça uma entrevista de desligamento
Da mesma forma que o colaborador recebe feedbacks da empresa, o inverso também pode ser muito útil.
A entrevista de desligamento tem como objetivo ouvir o que o colaborador que está sendo desligado tem a dizer de bom ou ruim sobre a empresa.
Isso traz benefícios tanto para a corporação, que pode saber o que precisa ser melhorado, quanto para o colaborador, que pode ser ouvido.
Disponha-se a ajudar
Forneça todas as informações que o colaborador precisa e ofereça suporte nesse período de transição.
Estenda a cobertura dos benefícios
Por lei, o colaborador tem diversos direitos concedidos na hora da demissão, porém a empresa pode optar por manter alguns dos benefícios extra que oferece por um período estendido.
A RB trabalha dedicadamente na gestão de benefícios corporativos para que os colaboradores tenham a melhor experiência possível, até mesmo no período de demissão caso a empresa deseje tornar esse processo mais humanizado.
E o setor de RH de sua empresa, pratica a demissão humanizada?