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Imagine um time de futebol profissional que nunca treina. O que você acha que vai acontecer durante o jogo? Muito provavelmente esse time irá perder toda vez. Agora, por que seria diferente com sua empresa? Uma empresa que não investe em educação corporativa é como um time que não treina!

A competitividade do mercado é real. Uma empresa que não investe em seus colaboradores não investe em si mesma, e isso tem consequências.

Assim como no esporte, a constante manutenção e desenvolvimento das habilidades de cada parte da empresa é indispensável para se manter entre os melhores. Essa é a importância de um bom técnico, ou – nesse caso – de um bom gestor.

Não podemos esperar que cada colaborador identifique por si só tudo o que precisa ser feito, incluindo as habilidades que precisam ser desenvolvidas ou seu potencial. O RH precisa observar sua equipe constantemente e criar um plano de treinamento baseado nas necessidades e nos objetivos da empresa.

Educação corporativa: o que é?

Podemos definir educação corporativa como um conjunto de ações estratégicas e planejadas com o objetivo de desenvolver as habilidades de cada um.

Parece um pouco abrangente? Essa é a ideia.

Em primeiro lugar, a educação corporativa é um conjunto de ações estratégicas e planejadas. Não é possível realizar vários treinamentos sem se planejar antes, pensar no que a empresa precisa, no perfil do colaborador, entre outras questões.

O objetivo é desenvolver as habilidades de cada um, de forma personalizada.

É claro que existem coisas que todos precisam conhecer, mas parte do papel das equipes é identificar as necessidades e os potenciais individuais e trabalhar em cima disso.

Portanto não estamos falando apenas de treinamentos pontuais ou palestras, mas sim sobre criar uma cultura de desenvolvimento constante e coordenado.

Também é importante entender que isso não envolve apenas habilidades técnicas, mas existe uma demanda muito grande pelo desenvolvimento das chamadas soft skills, aquelas habilidades que não são medidas em números, mas percebidas no relacionamento interpessoal.

A importância da educação corporativa

Não investir em educação corporativa é garantia de prejuízo. Pode parecer duro, mas é uma realidade! Se seus competidores estão se capacitando e você não, quem vai sair na frente?

Sem uma cultura de desenvolvimento e educação não tem como uma empresa se desenvolver, porque não trabalha seus pontos fracos nem potencializa seus pontos fortes.

É por isso que as grandes corporações do mercado investem constantemente na capacitação de seus profissionais. Elas sabem que o mundo é competitivo e querem fazer o melhor para seus clientes, por isso precisam de equipes que entreguem excelência.

Tudo isso precisa partir de alguém e envolver a todos, principalmente os cargos de liderança, que devem dar o exemplo e vestir a camisa da empresa.

Vantagens para a empresa e colaboradores

Implantar uma estratégia de educação e desenvolvimento corporativo só tem vantagens! Tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Dentre os benefícios, podemos citar:

Melhoria nos serviços oferecidos

Bons profissionais geram melhores resultados. Isso faz com que os produtos ou serviços sejam cada vez melhores! Com isso, toda a empresa sai ganhando, podendo também oferecer premiações e benefícios aos profissionais que se destacam, incentivando ainda mais o desenvolvimento.

Descoberta de talentos

É possível o talento que você precisa já esteja dentro de sua empresa, mas você ainda não descobriu.

A educação e a capacitação corporativa promovem a descoberta e o desenvolvimento de talentos e habilidades úteis para a empresa e relevantes para o colaborador. Isso significa que é preciso identificar esses talentos e investir neles!

Plano de carreira

Com o desenvolvimento pessoal e profissional, cada colaborador pode passar por promoções, mudanças de setor e crescimento.

Com esse desenvolvimento, cada um poderá se encontrar dentro da empresa e atuar naquilo que é melhor.

Satisfação dos colaboradores

Todas essas vantagens, por fim, levam a uma satisfação maior de cada colaborador, que se desenvolve e é reconhecido através de promoções, premiações, ou melhor, retorno financeiro.

Ter colaboradores felizes com seu trabalho também é muito bom para a empresa, que pode manter um bom relacionamento com suas equipes e se desenvolver junto com elas.

Como criar uma estratégia de educação corporativa?

Como toda estratégia, é preciso planejar antes de começar a praticar. O planejamento precisa ser bem organizado e coordenado.

Olha só algumas dicas práticas para implementar na sua empresa:

Identifique as necessidades da empresa

O primeiro passo é entender o que a empresa precisa e onde ela quer chegar. A estratégia deve começar por essas demandas.

Sem esse primeiro passo, as habilidades desenvolvidas podem ser relevantes para cada pessoa individualmente, mas não para a empresa como um todo.

Identifique os pontos fortes e fracos de cada um

Quais são os pontos fortes de cada colaborador? Estes precisam ser potencializados. Quais os pontos fracos? Estes precisam ser reduzidos.

Uma boa estratégia de educação e desenvolvimento corporativo é personalizada e lida com cada um de forma individual, para atingir o coletivo.

É claro que não é nada fácil para o RH conhecer o perfil individual de cada colaborador, por isso é importante realizar este trabalho em conjunto com os líderes de equipe.

Utilize o que já está disponível

Não precisa inventar moda! Muitos outros já vieram antes e provavelmente produziram conteúdo sobre o que você quer ensinar.

Aproveite cursos on-line de qualidade, plataformas de ensino na internet, entre outros, para trazer o melhor para seus colaboradores sem precisar investir demais e criar algo do zero.

Promova compartilhamento e integração

A sala de aula não é o único lugar para aprender. Crie ambientes onde pessoas de diferentes disciplinas possam colaborar e compartilhar conhecimento.

Além de uma melhor integração das equipes, isso gera soluções mais abrangentes e completas para seus clientes.

Acompanhe o desenvolvimento

Dê e receba feedbacks sobre as estratégias utilizadas e sobre o desenvolvimento de cada colaborador.

Ações de recompensa também são muito úteis para criar e manter essa cultura.

Com essas etapas em mente, é possível criar uma estratégia de educação corporativa que vise sempre entregar o melhor e, cada vez mais, capacitar os colaboradores enquanto profissionais e também enquanto pessoas.

Apesar de cada empresa ter pontos diferentes a serem trabalhados, o desenvolvimento corporativo é muito importante para todas as organizações que querem se manter à frente. E sua empresa, investe em educação corporativa?

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