Férias vencidas: como o RH deve atuar neste caso?
Anualmente as empresas precisam disponibilizar para os colaboradores um período de descanso, que são as férias, conforme previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Esse é um direito importante dos trabalhadores.
O RH tem o importante papel de desenvolver um planejamento eficiente que considere o descanso. Isso deve ser parte da estratégia dos negócios para evitar que as férias vencidas se tornem um problema.
E neste post vamos falar um pouco mais sobre a atuação do RH no processo. Continue lendo para saber mais!
Controle e gestão eficiente das férias
Como nós já dissemos, o período de férias é um direto do trabalhador e precisa ser acompanhado de perto pelo RH para que não haja imprevistos.
Para que você possa entender bem essa questão, é preciso saber o que significa ter férias vencidas. Quando o colaborador trabalha por 12 meses consecutivos na mesma empresa, é adquirido o direito ao descanso. As férias podem ser tiradas no prazo dos próximos 12 meses.
Caso esse período se passe sem que o colaborador usufrua do direito, isso significa que as férias estão vencidas. Se isso acontecer, de acordo com a CLT, a empresa deve efetuar o pagamento das férias em dobro.
Como evitar as férias vencidas
Para evitar qualquer contratempo com as férias, a estruturação do RH é um diferencial. E neste ponto entra a gestão, que precisa ser eficiente para manter tudo em ordem.
É preciso criar um cronograma de controle para acompanhar a trajetória dos trabalhadores. Quando o período de 12 meses for cumprido, já é o momento para programar quando serão as férias, sem deixar para a última hora.
O RH vai precisar atuar diretamente com os gestores para criar esse planejamento. Seja para equipes com muitas ou poucas pessoas, a criação de uma escala é uma forma de garantir que o colaborador possa tirar férias e as atividades tenham continuidade, com as demandas individuais sendo atendidas por outro colaborador.
Além disso, toda a documentação necessária precisa ser levantada com antecedência e estar preparada para quando o momento de descanso for acontecer. Isso é fundamental para que tudo esteja em conformidade com a lei.
Com uma boa gestão das férias, a empresa pode ter várias vantagens. Ao realizar o planejamento adequado, é possível atender todas as necessidades do negócio, além de motivar o colaborador, com esse tempo para recuperar as energias.
Mas e se a situação acontecer?
Caso aconteça essa situação de férias vencidas, o RH precisa atuar fortemente para que a regularização seja feita o quanto antes. Se a questão não for regularizada até que o contrato de trabalho chegue ao fim, é preciso estar atento com algumas questões.
Neste caso, na rescisão deve constar que existem férias vencidas e os pagamentos devidos devem ser feitos. Com isso, a empresa evita possíveis futuras ações trabalhistas dos trabalhadores.
Conheça as leis que devem ser seguidas
Para fechar, temos um destaque importante. O RH precisa conhecer todos os aspectos das leis vigentes, assim como possíveis atualizações que possam ser feitas.
Desta forma, é possível garantir uma gestão eficiente e que esteja adequada a todas as normas trabalhistas que podem impactar o andamento das atividades.