Inclusão social no mercado de trabalho: saiba quais medidas o RH deve tomar
A inclusão social no mercado de trabalho é um tema que, mais do que nunca, precisa ser levado em consideração. Muitas pessoas acreditam que a inclusão social diz respeito somente a um grupo social específico. No entanto, promover a inclusão nas empresas vai muito além disso, pois é uma ação que visa incluir profissionais diversos, com ideias e vivências diferentes.
Compreender que a representatividade precisa estar presente nas empresas é o primeiro passo para entender o que é de fato a inclusão social. Seja em relação ao gênero, idade, classe social, cultura, ou pessoas com deficiência, a diversidade é muito abrangente, e o setor de RH precisa estar aberto para incluir grupos diversos no ambiente corporativo.
Pensando em inclusão social no meio corporativo, confira o que vamos abordar neste conteúdo:
- A relevância da inclusão social no mercado de trabalho;
- O papel do RH para promover a inclusão;
- Vantagens de incluir a diversidade no seu negócio.
A relevância da inclusão social no mercado de trabalho
É de suma importância que a inclusão social seja contemplada em todos os tipos de negócio. Uma vez que a sociedade vem se posicionando em relação à inclusão e a valorização da diversidade como um todo, o meio corporativo também é um ambiente importante para amparar e valorizar pessoas.
Além do mais, a inclusão da diversidade, em diversos âmbitos, é essencial para promover a tolerância, empatia, auxiliar na convivência, e agregar forte bagagem cultural. E, não menos importante, é preciso que a empresa esteja preparada para receber e acolher todos os grupos sociais, tanto estruturalmente quanto culturalmente.
Por isso, o RH precisa estabelecer uma cultura corporativa, e construir espaços, para que os colaboradores se sintam parte da empresa de fato. Este setor também é responsável pelo clima organizacional, e pela forma como os colaboradores convivem, promovendo, por exemplo, o desenvolvimento da consciência cultural e social de cada um. Dessa maneira, todos serão aceitos e respeitados sem que suas diferenças sejam uma barreira.
O papel do RH para promover a inclusão
Já é sabido que o RH tem um papel extremamente importante na promoção da inclusão social no meio corporativo. Esta inclusão já começa na hora do recrutamento dos candidatos, e o processo seletivo deve levar em conta as habilidades dos profissionais, e não suas diferenças e particularidades.
E, muito além disso, o RH tem a responsabilidade de incentivar a cultura da aceitação dentro do ambiente corporativo.
Outro ponto importante, é que o setor de recursos humanos deve sempre estar atento às leis que determinam a obrigatoriedade de contratação de determinados grupos sociais, como a Lei de Cotas, (Lei nº 8.213/91), que estabelece que empresas com cem ou mais colaboradores devem preencher uma parte dos seus cargos com pessoas com deficiência.
Em suma, o papel do RH é ser o promotor da introdução, integração, desenvolvimento e gestão das pessoas no mundo corporativo.
Vantagens de incluir a diversidade no seu negócio
Além de cumprir deveres da legislação, é preciso também cumprir o papel social e incorporar a cultura da diversidade em seu negócio. A inclusão social no trabalho é capaz de transformar o ambiente corporativo em um lugar amigável, democrático e acessível para todos. Sem deixar de mencionar que o clima organizacional se torna muito mais leve, acolhedor e justo.
Ademais, existem muitos outros benefícios que a empresa como um todo pode colher. Conheça alguns deles a seguir:
- Atração e retenção de uma força de trabalho com maior potencial, afinal, a empresa terá muito mais opções de candidatos;
- Mais representatividade para os clientes, que se sentem confortáveis em contratarem serviços de uma empresa que aceita todos os tipos de colaboradores;
- Valorização da imagem da empresa perante a sociedade e perante acionistas, que passam a vê-la como um lugar seguro e acolhedor;
- Equipes diversas são mais criativas e contam com uma pluralidade de ideias, o que pode impulsionar os horizontes da empresa, e melhorar os resultados.
Com estes benefícios em mente, é possível compreender que quanto mais diversidade no ambiente de trabalho, mais vantagens a empresa colherá. Isso porque pessoas diferentes têm diferentes histórias de vida, objetivos e necessidades, que refletem em ideias plurais e, consecutivamente, em resultados positivos.
Optar pela inclusão social no meio corporativo, além de ser um fator importante para o desenvolvimento socioeconômico, é garantir um time mais diversificado e pronto para as mais diferentes situações no dia a dia. Promover a inclusão torna a empresa muito mais eficaz e humana!