Reskilling: o novo desafio da aprendizagem corporativa
Utilizar o método de Reskilling em sua empresa pode ser um diferencial para que seus colaboradores alcancem mais resultados em menos tempo.
Além da oportunidade de emprego em si, quem é contratado busca se desenvolver profissionalmente dentro da empresa por vários meios, ou se atualizar e rever suas habilidades.
O Reskilling fornece ao profissional contratado a chance de aprimorar e desenvolver novas e antigas habilidades, e pode ser aplicada para todos os colaboradores da empresa, independentemente da área exercida.
Estar a par de informações sobre este tema será um diferencial para a sua empresa! Confira o que vamos abordar:
- Reskilling: entenda o que é e como surgiu;
- As principais habilidades a serem trabalhadas atualmente;
- O transformador papel do RH.
Reskilling: entenda o que é e como surgiu
O Reskilling é um tópico que passou a ser abordado a partir de 2016 e vem ganhando cada vez mais notoriedade, uma vez que as empresas têm entendido seu significado e investido — cada vez mais — neste tema.
O significado da palavra ‘skilling’ vem de ‘skill’ que significa habilidade, e o ‘re’ foi adicionado ao termo para remeter à requalificação.
Tendo isso em mente, bem como o impacto que poderia gerar, esta requalificação corporativa passou a ser então, uma medida que precisa ser tomada dentro das empresas com a finalidade de promover as habilidades profissionais.
Os setores de RH podem passar a aplicar este método para requalificar seus colaboradores novos e antigos, fazendo o 1:1 (ou um a um) para entender como se destacam suas habilidades profissionais e individuais.
É necessário fazer um planejamento com toda a equipe e fornecer cursos, palestras e workshops por exemplo, que podem ajudar os colaboradores a se atualizarem e readquirem competências.
As principais habilidades a serem trabalhadas atualmente
Independentemente do cargo que os colaboradores possuem dentro da empresa, as técnicas de Reskilling devem ser planejadas individualmente e, logo em seguida, em conjunto.
Isso significa que além do 1:1 é preciso organizar a quantidade de colaboradores que possuem ou não as habilidades essenciais para a empresa, e quais dentre os membros do time tem maior necessidade de requalificar suas competências.
É essencial que a equipe de RH tenha um planejamento detalhado de cada setor dentro da empresa, contendo informações de quais habilidades têm prioridade para serem melhoradas.
Por meio de palestras com especialistas ou até mesmo parcerias da empresa com cursos que desenvolvem novos conhecimentos, é possível retomar habilidades cruciais.
Dentre as competências que precisam ser desenvolvidas ou revistas atualmente, estão: Inteligência Emocional, Produtividade, Liderança de equipes e Autoliderança, Trabalho em Equipe, Criatividade e Inovação, Pensamento Crítico e, principalmente Habilidades Tecnológicas.
Desta forma, torna-se evidente que as habilidades comportamentais e as competências tecnológicas são as mais visadas atualmente. As habilidades comportamentais, conhecidas como soft skills, são extremamente necessárias, uma vez que as empresas tendem a humanizar suas relações, tanto com seus clientes, quanto com seus colaboradores e demais pessoas em geral. A gestão humanizada tem total enfoque neste aspecto, por exemplo.
Já em relação às habilidades tecnológicas, em um contexto de transformação digital e diversos avanços tecnológicos, é fundamental que as equipes tenham conhecimentos em análise de dados, softwares, social media, cloud computing e comunicação omnichannel, por exemplo. Estas competências são exercidas por, praticamente, todas as empresas, uma vez que o escopo de trabalho passou a ser executado remota e digitalmente em muitos casos.
Ao realizar o planejamento estratégico de habilidades, será possível verificar quais colaboradores já possuem as técnicas acima, quais precisam melhorar e quais precisam ser desenvolvidas, possibilitando a requalificação do profissional dentro da empresa.
O transformador papel do RH
O setor de Recursos Humanos tem o papel essencial de promover programas de desenvolvimento que visam a qualidade de entrega de seus colaboradores, para que a empresa continue crescendo cada vez mais.
Para dar mais credibilidade aos programas, o RH é o setor responsável pela divulgação de mudanças e pelo acompanhamento dos profissionais da empresa.
Estar atento às novidades da área por conta do avanço digital e tecnológico compreende as necessidades da empresa como um todo, e ainda contribui para que os colaboradores compreendam que a empresa tem a preocupação de melhorar seus times.
Ter todas essas oportunidades dentro da mesma empresa auxilia na retenção de talentos, e potencializa o relacionamento entre time e liderança.
Além disso, possibilitar o aprimoramento de competências promove a motivação dos colaboradores a partir da oportunidade de crescimento individual de cada um deles o que, consequentemente, melhora o desempenho da equipe!