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O vale-presente é um benefício de reconhecimento ao trabalho dos colaboradores por parte da empresa, o que gera motivação e produtividade aos colaboradores.

Neste artigo, você vai entender a importância do reconhecimento do trabalho dos colaboradores e como o vale-presente pode ser uma ótima forma de reconhecimento.

A importância do reconhecimento do colaborador

Reconhecer o trabalho dos colaboradores na empresa é essencial para o bem-estar e satisfação de toda a equipe.

Esse bem-estar no ambiente de trabalho aumenta a produtividade dos colaboradores em até 12%, segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Warwick, no Reino Unido.

De acordo com um levantamento feito pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, a satisfação dos colaboradores acarreta em três vezes mais criatividade no trabalho da equipe e gera uma alta de 37% nas vendas da empresa.

Grande parte dessa satisfação, provém do reconhecimento do trabalho dos colaboradores através de benefícios como o vale-presente.

Algumas maneiras de reconhecimento, além do vale-presente, são o aumento do pacote de benefícios corporativos, programas de incentivo, competições internas com premiações para os ganhadores, oferecimento de bônus por metas alcançadas, oferecimento de participação nos lucros, entre outras iniciativas.

Uma das estratégias de marketing institucional que visa melhorar a imagem da corporação perante os colaboradores é o endomarketing.

A prática é realizada por uma parceria entre os departamentos de recursos humanos (RH) e de marketing e objetiva aumentar o reconhecimento, o engajamento, a motivação e a produtividade dos colaboradores, o que resulta assim na retenção de talentos e, automaticamente, na redução do turnover.

É uma forma de aproximar, encantar e envolver o público interno com o negócio da empresa, pois quando o colaborador possui reconhecimento e entende o seu papel dentro da corporação, isso reflete também em um bom clima organizacional.

O investimento em endomarketing é muito importante, pois os colaboradores possuem alto poder de influência para positivar ou negativar uma empresa, seja no ambiente interno ou externo da corporação. Dessa forma, o reconhecimento dos colaboradores se torna crucial para este controle.

Vale-presente como forma de reconhecimento

O vale-presente é um benefício corporativo oferecido aos colaboradores com um valor armazenado, fabricado na modalidade pré-pago, que pode ser utilizado para a compra de produtos ou serviços em estabelecimentos comerciais.

Em certos casos, podem ter a funcionalidade de carga mensal, que é depositada pelo empregador e pode ser personalizado. O vale-presente também pode ter prazo de validade para utilização, porém os valores não podem ser sacados pelo colaborador.

A vantagem para o colaborador é que o vale-presente possibilita a livre escolha sobre a compra, o que garante o reconhecimento e a satisfação do funcionário.

O vale-presente pode ser o resultado de uma bonificação espontânea ou fazer parte de um programa de incentivo para promover o reconhecimento, e estimular o engajamento, a motivação e a produtividade dos colaboradores.

Apesar de ser uma prática comum em empresas estrangeiras, a inclusão do vale-presente no pacote de benefícios corporativos está ganhando cada vez mais notoriedade no meio empresarial nacional.

Vale-presente como diferencial nas empresas

Atualmente, a oferta do vale-presente é uma estratégia de diferenciação e de crescimento para as empresas, pois a prática ainda não é muito comum no Brasil e, enriquece o pacote de benefícios oferecido aos colaboradores.

A gestão de benefícios é um dos métodos mais utilizados de atração e retenção de talentos qualificados, pois já foi constatado que o pacote de benefícios é tão valorizado pelos colaboradores quanto o valor do salário.

Atualmente, os benefícios corporativos oferecidos por uma empresa se tornaram fator decisivo para a escolha de uma vaga de trabalho e para a permanência de um colaborador em uma empresa.

Por isso, as empresas sempre devem avaliar o pacote de benefícios e se certificar de que continuam atrativos para os colaboradores.

Entender as novas prioridades dos colaboradores e seus anseios em relação ao pacote de benefícios tornou-se uma questão estratégica para as empresas, pois é um método eficaz de atração e retenção de talentos e, também, de aumento do reconhecimento e da satisfação dos colaboradores.

Para isso, é preciso realizar pesquisas de clima organizacional de maneira periódica com os colaboradores para investigar as mudanças e se adequar a elas o mais breve possível.

Com o aumento do reconhecimento e da satisfação da equipe, automaticamente o engajamento e a motivação também se elevam, o que gera mais produtividade para a empresa e acarreta em seu crescimento no mercado de atuação.

Viu só como a política de benefícios de uma empresa pode ser um fator decisivo para o reconhecimento, o engajamento, a motivação e a produtividade de todo o time?

Gostou do conteúdo? Veja este artigo que preparamos sobre A importância do RH na gestão de crises internas!

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