Sem transporte público? Veja o que fazer com esse tempo extra
O transporte público sempre esteve presente na rotina das pessoas, principalmente em grandes cidades. Mas, com o isolamento social por causa do Coronavírus, muitas empresas tiveram que adotar o home-office.
Com isso, os colaboradores estão experimentando um tempo extra em sua rotina, antes preenchido no transporte público.
Mas o que fazer com esse tempo a mais? Veja abaixo quatro dicas que podem te ajudar:
1 – Use o tempo para estudar
Devido ao isolamento social por causa do Coronavírus, diversas plataformas de conteúdo estão disponibilizando ao público a possibilidade de capacitação por meio de cursos on-line. A ideia é justamente que você utilize aquele tempo que sobrou para se aprimorar profissionalmente.
Algumas plataformas já disponibilizam cursos gratuitos e outras ampliaram as promoções. Você pode encontrar alguns cursos em sites como Cousera, FGV, Fipecafi e Udemy.
2 – Relaxe: leia um livro ou veja um filme
O tempo do transporte público também pode ser usado para relaxar por meio da cultura. Você pode ler aquele livro tão desejado ou ver aquele filme ou série que você tanto espera, mas que nunca tem tempo para assistir.
Para quem gosta de ler em formato digital, sites como a Amazon tem disponibilizado diversos livros on-line de forma gratuita. Para acessar, é preciso o aplicativo Kindle, disponível gratuitamente para IOS e Android.
A Netflix também trouxe novidades neste mês como a estreia da 4ª temporada de “La Casa de Papel” e a inclusão da 9ª temporada de “The Walking Dead”. Nos filmes, o destaque é para a estreia de “Sérgio”, que conta a história do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello.
3 – Use o tempo do transporte público para se exercitar
Assim como é preciso relaxar, também é importante se exercitar para se manter saudável. Você pode encontrar na internet diversas dicas de como se exercitar em segurança. Procure por perfis de academias e profissionais de Educação Física.
Também é possível encontrar diversos exercícios no YouTube, em canais como Exercício em Casa e Planet Sport Academia. Aproveite também para usar videogames de dança e reunir a família para se exercitar e se divertir.
4 – Lembre-se de cuidar da saúde mental
Desde que o Coronavírus mudou nossa rotina, com isolamento social, menos transporte público e mais restrições, é normal que as pessoas apresentem angústia, medo e até mesmo tristeza.
Por isso, é importante que você também procure cuidar da sua saúde mental. Um dos modos, por exemplo, são aplicativos de meditação. Você também pode ver TEDTalks sobre saúde mental que podem ajudar no equilíbrio do seu estado emocional.
Mas se tudo isso ainda não ajudar, talvez seja necessário a procura de ajuda profissional. Durante a quarentena, diversos psicólogos têm disponibilizado atendimento on-line e gratuito. Uma das plataformas é a Relações Simplificadas, que reúne cerca de 35 profissionais.
Então, o que achou dessas dicas de como ocupar o tempo livre da ida e volta no transporte público? Leve para a sua rotina e consiga atravessar esse difícil período de forma ativa e saudável.
Quer saber mais? Aproveite também para conhecer um pouco sobre a história do transporte público.